segunda-feira, 20 de maio de 2013

Será que vale?


Como o Tumblr virou uma empresa de US$ 1,1 bilhão?

Tumblr acumula mais de 300 milhões de usuários e 900 posts por segundo, números que contribuíram para a disposição “bilionária” do novo dono da rede, o Yahoo!


Depois de dias de especulação, o Yahoo! anunciou na manhã de hoje acompra do Tumblrrede social de blogs, por 1,1 bilhão de dólares. O montante é superior ao que foi gasto pelo Facebook na compra do app Instagram no ano passado, e coloca a operação na lista das mais valiosas da história da tecnologia.

O Tumblr foi criado em 2006 e foi finalmente lançado em 2007 pelo jovem David Karp, que, na ocasião, tinha apenas 20 anos de idade. Sua ideia era a de oferecer um local no qual as pessoas pudessem publicar suas criações e se informar acerca do conteúdo produzido por outros membros desta “comunidade criativa”, expressão usada por Karp para identificar os usuários do site. E parece que a visão do criador do Tumblr estava certa: em menos de duas semanas no ar, a rede social observou a quantidade de usuários atingir a marca de 75 mil.
Atualmente, o Tumblr conta com mais de 300 milhões de usuários únicos. São publicados 900 posts por segundo e, no total, usuários gastam 24 milhões de minutos por mês navegando pelo site. No que diz respeito ao universo mobile, mais da metade dos usuários acessa a rede através de dispositivos móveis e a média de sessões diárias chega a sete por usuário.
E foi a força destes números a principal motivadora da disposição “bilionária” de Marissa Mayer, CEO do Yahoo!. Na tentativa de rejuvenescer a audiência do quase esquecido Yahoo!, a executiva resolveu mexer os pauzinhos para desenrolar esta operação, que parece ser exatamente o que sua empresa precisa.
Segundo o Yahoo! em nota a imprensa, a compra do Tumblr fará com que a audiência do portal salte para um bilhão de visitantes por mês e aumentará o trafego em 20%. Além disso, o Tumblr levará ao Yahoo! mais 50 bilhões de posts.
“Prometemos que não vamos estragá-lo”, brincou Marissa em um post publicado no seu perfil na rede social. Segundo ela, o site seguirá operando como sempre: Karp permanece como CEO, o planejamento do produto e a equipe que o desenvolve também não vão mudar.
O alento dado pela executiva em nota, contudo, parece não ter sido suficiente para acalmar os ânimos dos usuários, a quem Karp atribui a responsabilidade pelo estrondoso crescimento da sua empresa.
Em entrevista a EXAME.com no ano passado, o fundador do Tumblr reconheceu, diversas vezes, que seu site nada seria não fossem os “criativos” que o tornaram a rede social “mais interessante do mundo”.
E são estes “criativos” que não estão vendo com bons olhos a operação anunciada nesta segunda-feira, que também mostrou a crise de identidade na qual o buscador hoje se encontra. Há até quem cogite levar seus posts para outra plataforma de publicação simplesmente por não quererem ter algo a ver com o Yahoo!. “Meu Tumblr é parte da minha identidade e não quero tê-la associada ao Yahoo!”, pontuou uma usuária ao siteTechCrunch.
Enquanto isso, na rede social, uma breve busca pelo termo “Yahoo!” revelou, além da insatisfação de um grande grupo de usuários, dezenas de memes que satirizam a aquisição. “Quer dizer que vamos dizer aos nossos netos que a recessão foi tão grave que tivemos que vender os nossos blogs?”, questionava uma usuária no Tumblr. “Preparem-se! Anúncios estão à caminho”, dizia um meme ilustrado pelo icônico personagem Ned Stark, da série “Game of Thrones”.
Lista de compras
A aquisição do Tumblr faz parte da lista de compras elaborada pela atual CEO do Yahoo!, a ex-Google Marissa Mayer. Desde que assumiu a liderança da empresa em julho do ano passado, Marissa chefiou a aquisição de outras quatro empresas de tecnologia.
Em Outubro de 2012, foi anunciada a compra da Stamped, startup desenvolvedora de um app de compartilhamento de recomendações. Em dezembro, foi a vez da OnTheAir, uma espécie de serviço similar ao Skype e aos Hangouts, do Google.
Já em março 2013, a empresa embolsou duas novas startups: a Summly, que pesquisa notícias na web e agrega os textos em tópicos e Jybe, app que tem como objetivo conectar pessoas de acordo com suas recomendações acerca de livros e gosto musical, por exemplo. 

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