terça-feira, 24 de setembro de 2013

Android tem recurso para bloquear aparelhos à distância

A funcionalidade foi adicionada nesta terça-feira ao Android Device Manager, serviço do Google para rastrear dispositivos roubados ou desparecidos

Smartphone com o logo do Android
Flickr.com/intelfreepress
Donos de smartphones Android podem agora bloquear com senha – e à distância – um aparelho perdido.

A funcionalidade foi adicionada nesta terça-feira ao Android Device Manager, serviço do Google para rastrear dispositivos roubados ou desparecidos.

O recurso chega para fazer companhia aos já existentes “Ring” (tocar) e “Erase” (apagar dados), e torna a ferramenta padrão de localização de aparelhos Android mais completa.

Para usá-la, na interface do Device Manager, clique em “Lock” e defina a senha que passará a ser usada para liberar a tela de bloqueio.

A função para travar a tela do smartphone ou tablet deve ser de grande utilidade para quem não utiliza nenhuma forma especial para bloquear o aparelho – código PIN ou desenho, por exemplo. Mas, mesmo para quem já usa, ela pode ser recomendável, porque pode acabar com as chances de um ladrão mesmo se ele tiver visto e decorado a senha antiga.

A sequência de números, vale mencionar, será aplicada assim que o smartphone ou tablet se conectar a uma rede de dados. Isso porque o sistema de localização do Google depende de redes Wi-Fi, 2G ou 3G para funcionar.

A precisão na hora de encontrar o dispositivo, no entanto, é bem satisfatória, e as funções executáveis à distância tornam o Device Manager uma boa solução para encontrar um Android desaparecido.

Um comentário: