quinta-feira, 26 de junho de 2014

Google cria óculos de realidade virtual com papelão

Reprodução
Em meio a uma conferência recheada de novidades, ontem à tarde, com direito ao novo Android, o Google chamou a atenção ao apresentar um protótipo nada tecnológico: trata-se do Cardboard, aplicativo que se transforma em óculos de realidade virtual feitos com... papelão.

O "dispositivo" utiliza qualquer smartphone Android 4.2 ou superior como tela e deve ser montado pelo próprio usuário, seguindo as instruções disponíveis no site do projeto. Entre as possibilidades estão utilizar até uma caixa de pizza.

Os componentes necessários são: papelão, lentes biconvexas de 40 mm, imãs, velcro e elásticos de borracha. Opcionalmente também é possível usar uma tag NFC para que o smartphone detecte de forma automática o que foi inserido no cardboard.

Reprodução
Como é um projeto em desenvolvimento, existem apenas demonstrações que, quando instaladas no smartphone, criam vários cenários de realidade virtual. Em um deles é possível "sobrevoar" a cidade de San Francisco utilizando os movimentos da cabeça para controlar o voo. Outro app permite ver fotos panorâmicas em 360 graus, enquanto um terceiro simula vídeos do Youtube como se estivessem projetados em uma tela de cinema.

O Cardboard não é um produto, mas algo destinado a desenvolvedores que acreditem ser possível utilizar telas de smartphones para criar uma experiência de realidade virtual. Anunciado como projeto experimental, ele não terá suporte oficial na mesma qualidade dos outros serviços.

O pessoal do TechCrunch testou o serviço. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário