quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Google prepara novo receptor de TV com Android, diz relato

O Google estaria se preparando para lançar o Nexus TV, seu novo receptor de TV via internet com Android, que deve suceder o Google TV

Reprodução
O Google desenvolve um novo receptor de TV via internet com o sistema Android, o Nexus TV, afirma Amir Efrati, do site The Information (de acesso restrito). O receptor poderá ter câmera embutida para videoconferência. É possível que tome o lugar do atual Google TV.

Efrati diz ter recebido a informação de pessoas que viram o produto ou foram informadas sobre ele. É um rumor que já apareceu antes, como notou o blog 9to5Google. Em julho, o Wall Street Journal relatou que o Google já havia demonstrado, em janeiro, um aparelho desse tipo a algumas pessoas.

Ligado a um televisor, esse Nexus TV (o nome não é oficial) permitiria rodar apps do Android, incluindo jogos, além de exibir vídeos do YouTube e de outras fontes na internet. As videoconferências seriam feitas com a câmera embutida por meio do sistema Hangout, do Google.

Em outubro, foi a vez de o site GigaOm afirmar que o Google TV, uma linha de dispositivos produzidos por fabricantes como Sony e LG, passaria a se chamar Android TV. Apesar da diferença nos nomes, GigaOm, Wall Street Journal e The Information parece estar se referindo ao mesmo aparelho.

Lançado em 2010, o Google TV já teve várias versões, mas nunca fez muito sucesso. É oposto do que acontece com o Chromecast, um dispositivo muito mais simples, com o sistema Chrome OS, lançado em julho deste ano. Ele recebe imagens e som de um computador, smartphone ou tablet para exibir no televisor. 

Diferentemente do Google TV, ele não tem uma interface que exija navegação na tela do televisor. Em vez disso, é controlado pelo próprio smartphone ou tablet, dispensando controle remoto e teclado. Essa simplicidade faz com que custe apenas 35 dólares nos Estados Unidos, o que o torna muito bem sucedido.

Quanto ao Nexus TV, é possível que seja uma nova versão do atual Google TV, que pode chegar com novo nome. Com o ano terminando, parece que teremos de esperar até 2014 para confirmar. É possível que a empresa mostre esse novo produto durante a feira CES, no início de janeiro em Las Vegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário