quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Novo tipo de conexão USB terá encaixe reversível

Além de se tornar menor, conexão não terá lado certo para ser encaixado
iStock
Praticamente todos os que tiveram algum contato com entradas USB já passaram por aquela irritante experiência de não acertar o lado em que o dispositivo deve ser encaixado, por tentar colocá-lo de cabeça para baixo. Pois bem, saibam que isso está para virar passado em breve.

Seguindo as tendências de conexões como a Lightning Bolt e a Thunderbolt, o novo modelo de conector USB, batizado “Type-C”, terá uma entrada reversível. Isso significa que você poderá encaixar seu pendrive ou cabo independente da posição da peça, uma vez que a parte de cima e de baixo serão iguais, segundo o anúncio do USB 3.0 Promoter Group.

O que mais mudou?

Essa não é a única mudança que o USB Type-C trará. Junto disso, teremos uma série de outras alterações, que você pode conferir logo abaixo:
  • Conexão virá com um design mais moderno;
  • Encaixe será menor, com tamanho similar ao USB 2.0 Micro-B (a entrada utilizada na maioria dos smartphones Android atuais);
  • Conexão terá suporte escalável de carregamento de energia.
A única má notícia, como você já deve ter imaginado, é que tantas mudanças vão acarretar em uma entrada completamente diferente da que utilizamos novamente. Em um primeiro momento, é claro, isso não vai gerar grandes diferenças, visto que a nova entrada, assim como ocorre com a USB 3.0, ainda deve demorar a ser popularizada.

O USB Type-C tem sua previsão de lançamento para o meio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário