segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SP terá primeira cidade do Brasil com fibra óptica no lugar de cabos

Reprodução
A Vivo anunciou nessa quinta-feira um projeto-piloto para tornar a cidade paulista de Águas de São Pedro (a 187 km da capital) a primeira do Brasil com 100% das telecomunicações operadas por fibra óptica, em vez de redes de cabos de cobre. O investimento é de R$ 2 milhões.

A troca da central telefônica por armários menores com mais capacidade de transmissão de dados deverá ser concluída em maio de 2014. Com isso, a empresa prevê aumentar em seis vezes a velocidade local da internet - para 25 MB - e melhorar a cobertura do sinal. Hoje em dia, a conexão só funciona bem quando realizada nas proximidades da central de telecom.

"Ao aumentar a banda, nós integraremos os serviços digitais. O cobre tradicional não permite o download de vídeos pesados, então vamos melhorar a comunicação e toda a experiência digital dos clientes", promete o diretor de estratégia da Vivo, Carlos Raimar.

Os cabos de cobre instalados dentro das residências não serão substituídos; a mudança acontece apenas na estrutura externa e, segundo Raimar, beneficia também a Prefeitura, que contará com sistemas mais potentes para alimentar as câmeras de vigilância nas ruas.

Segundo a Vivo, a escolha da cidade se deu em função da demanda relativamente grande de serviços de telecom, tamanho do município e proximidade da capital. Sem estimar datas, a operadora planeja estender o uso pleno de fibra óptica a todo o Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário