quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Aprenda a programar com Bill Gates, Mark Zuckerberg e outros

Por Eric Colombo

Divulgação
"Programar é muito difícil", "programar não é para mim",  "isso é coisa de Nerd", "isso é algo para pessoas que não tem sequer vida social" e "é preciso ser louco para programar". Essas são apenas algumas das inúmeras expressões equivocadas sobre a arte de programar. 

Essa é a sua opinião sobre a programação? Pense novamente sobre isso... Você ainda mantém a sua opinião? Eu mesmo acreditava ser muito dificil programar, porém sempre dizia a mim mesmo, "eu vou aprender", "eu quero aprender". Continue lendo a matéria, e ao fim me diga se sua opinião permanece a mesma.

"Todas as pessoas neste País deveriam aprender a programar computadores, porque isso ensina a pensar." é com essa frase, dita por Steve Jobs, fundador da gigante e revolucionária da tecnologia Apple, que o vídeo de apresentação do projeto Code.org se inicia.

Uma equipe de grandes programadores, incluindo Bill Gates (Microsoft), Jack Dorsey (Twitter), Mark Zuckerberg (Facebook), Drew Houston (DropBox) entre outros, criaram um projeto onde o objetivo principal é, ensinar programação, sim é isso mesmo, ensinar programação. O projeto tem como objetivo não apenas ensinar programação, mas insentivar as escolas a ensinar programação aos seus alunos. No vídeo que vocês podem conferir a seguir, os fundadores e outros programadores das maiores empresas de tecnologia, contam a história de seus primeiros contatos com a programação, para se ter uma ideia, o primeiro programa que Bill Gates escreveu foi um para jogar Jogo da Velha.

Veja o vídeo.


Eu já tinha ouvido falar e comentei por aqui deste projeto, porém nunca me interessei em ler sobre, achava que o conteúdo seria apenas em inglês, mas ontem, encontrei esse mesmo vídeo no meu Feed do Facebook e resolvi ver, após assistir o vídeo, logo acessei o site do projeto, fiquei muito empolgado, resolvi que iria aprender, ao menos uma linha de código, e quando abri o site, vi que várias páginas já estão traduzidas, e outras estão em processo de tradução. Não pensei duas vezes, comecei a realizar os exercícios que vinham sempre na sequência de vídeos explicativos, no qual falava sobre a função de tal código, as possibilidades dele, e também o que deveríamos realizar na prática. É, realmente me apaixonei pelo projeto, ao concluir o primeiro nível de aprendizado, fui contemplado com um certificado simbólico de uma hora de programação, que felicidade. haha.

Ao concluir, eu vi que a programação, não é difícil, programar, é simplesmente dar ordens ao computador, e pronto, ele obedece. Zuckerberg disse no vídeo a razão pela qual aprendeu a programar, ele disse: "Aprender a programar não começou comigo tentando aprender tudo sobre Ciência da Computação ou tentanto dominar tudo sobre aquela disciplina ou qualquer coisa desse tipo. Simplesmente começou porque eu queria fazer uma coisa bem simples. Eu queria fazer uma coisa que fosse divertida para mim e para minhas irmãs. Então eu escrevi esse pequeno programa... E adicionei um pouco mais a ele... E quando precisei aprender algo novo, eu procurei informação em livros ou na internet. E acrescentei um pouco mais ainda ao programa."

Assim como os idealizadores do projeto, sempre achei que a programação deveria ser matéria básica no ensino elementar. Você sabia que 1 milhão das melhores vagas no Estados Unidos vão ficar vazias, porque apenas 10% das escolas ensinam seus estudantes a programar? E se projetarmos esses números para o mundo todo?

Está na hora do mundo aprender a programar, aprenda você também. Saiba mais sobre o mais novo Super-Poder, a programação, no site oficial do projeto code.org.

Bom, agora se você ja testou o site, me diga, ainda acredita ser impossível ou dificil muito programar? Eu mudei um pouco meu conceito, e estou amando aprender.


Fonte: Code.org

2 comentários: