terça-feira, 6 de agosto de 2013

Facebook acaba de mudar o que surge em seu feed de notícias

O Facebook divulgou, nesta tarde, mudanças no feed de notícias e ainda explicou como ele funciona

Nova sede do Facebook
Reuters

O Facebook anunciou, nesta tarde, uma alteração no feed de notícias dos usuários. Agora, posts que, por algum motivo, não foram exibidos nele podem reaparecer e até ser destacados no topo da página se receberem muitas curtidas e comentários.

O Facebook diz ter feito testes antes de liberar a alteração no algoritmo de classificação dos posts. A empresa afirma que, com a mudança, houve aumento de 5% no número de curtidas, comentários e compartilhamentos de publicações de amigos; e de 8% no caso de páginas institucionais.

Segundo o Facebook, antes da mudança, os usuários liam, em média, 57% das histórias no feed de notícias. “Eles não navegavam o suficiente para ver os outros 43%”, diz, num comunicado da empresa, Lars Backstrom, gerente de análise de dados do Facebook. 

Quando as histórias não lidas foram ressurgindo no Feed, o número aumentou para 70%. A novidade foi divulgada nesta tarde, num evento na Califórnia. Nele, o Facebook também explicou melhor como funciona o feed de notícias.

O Facebook diz que, em média, cada usuário recebe 1.500 publicações de amigos por semana em seu feed. Entre elas, há fotos, textos, vídeos e registros de check-in em lugares.

Como, obviamente, ninguém tem tempo de ver tudo isso, a ordem em que os posts aparecem na página acaba determinando quais deles serão realmente vistos. Quem estabelece a ordem é o algoritmo de ordenação, conhecido informalmente como EdgeRank.

Ele leva em conta coisas como o número de vezes que a pessoa interage com um amigo, página ou celebridade; e o número de curtidas, compartilhamentos e comentários que um post recebe.

O Facebook também tenta descobrir as preferências do usuário com base na interação dele com determinado tipo de post. Se uma pessoa curte publicações sobre carros, por exemplo, ela terá mais chances de ver outros posts sobre esse assunto em seu feed de notícias.

Tudo isso era mais um menos conhecido. Por meio da observação prática do que acontece no feed de notícias, muita gente já havia inferido, em linhas gerais, como funciona o algoritmo. Mas esta é a primeira vez que o próprio Facebook divulga essas informações.


O algoritmo sempre foi tratado como algo secreto, mais um menos como a fórmula da Coca Cola. Mark Zuckerberg e sua turma prometem publicar outros esclarecimentos, no futuro, em seu blog Facebook para Empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário