quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Lenovo ultrapassa LG e se torna 3ª maior em smartphones

Análise divulgada pela Gartner revelou que o planeta conta hoje com 500 milhões de smartphones e, pela 1ª vez, Lenovo aparece entre as maiores

Smartphone da Lenovo
Bobby Yip/Reuters
O mundo conta hoje com quase 500 milhões de smartphones, de acordo com números revelados nesta manhã pela empresa de pesquisas e consultoria Gartner. Ainda segundo a empresa, as vendas destes aparelhos representaram 55% de todo o mercado mundial de celulares. A percentagem é a maior participação já registrada para os smartphones.

Mas uma das surpresas reveladas pela análise da Gartner está na lista das maiores fabricantes destes aparelhos. Pela primeira vez, os chineses da Lenovo figuram na terceira posição entre as maiores marcas do mundo.

Foram quase 13 milhões de unidades vendidas e que fizeram com que a empresa abocanhasse 5,1% do mercado global. Para se ter uma ideia, estes números impulsionaram a Lenovo a ultrapassar os sul-coreanos da LG, que figuram na quarta posição com pouco mais de 12 milhões de aparelhos vendidos.

Este ranking conta ainda com a Samsung na primeira colocação, com mais de 80 milhões de smartphones vendidos, e a Apple em segundo, com 30,3 milhões. A última posição ficou com a Huawei com quase 12 milhões de aparelhos.

A Nokia, que já foi líder soberana no mercado de celulares, nem sequer é citada na lista das maiores marcas de smartphones. Ainda figura, contudo, na relação das grandes fabricantes de celulares com cerca de 63 milhões de unidades vendidas e quase 14% de participação. Bem atrás da Samsung, é verdade, que domina 25,7% desta categoria.

No que diz respeito ao mundo dos sistemas operacionais, o relatório da Gartner trouxe poucas surpresas. Android segue firme com o título de maior do mundo, está presente em mais de 205 milhões de aparelhos mundo afora e tem 80% de participação. O iOS, da Apple, continua na segunda posição, com quase 31 milhões de dispositivos e uma fatia de 12,1% do mercado.

O grande vencedor nesta relação, consideraram os analistas da Gartner, é o Windows Phone. Com um crescimento de 123%, este sistema da Microsoft registrou o maior aumento entre todos os outros e seus números devem melhorar ainda mais. A aquisição da Nokia pela empresa fundada por Bill Gates, prevê o relatório, irá contribuir para tornar este sistema mais atraente aos consumidores.

China

Se há um país a quem os primeiros colocados nestas listas devem agradecer, este país é a China. A Lenovo, por exemplo, que agora é uma das maiores fabricantes de smartphone do planeta, confia aos chineses 95% de todas as suas vendas.

No caso do Android, o sistema tem 41% dos seus aparelhos vendidos no país, enquanto a Samsung é a única fabricante internacional a figurar entre as maiores marcas com Android em território chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário