segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Conheça um braço robótico criado em apenas um mês

Reprodução
O tecnólogo catarinense Kevin Manoel Guimarães tem 21 anos e levou apenas 30 dias para criar um braço robótico que funciona com uma placa Arduino, que permite ativar sensores a partir de uma plataforma eletrônica. Antes, ele já havia desenvolvido um sistema semelhante para o Kinect, da Microsoft.

Uma câmera acoplada a um computador captura em 3D os movimentos feitos por qualquer mão humana. Imediatamente, os dados são repassados à placa, que realiza os comandos a curta distância com resposta instantânea. O projeto apresentado durante o Intel Summit, que acontece em Florianópolis, pode ser estendido para aplicações na indústria, principalmente em locais que podem oferecer riscos às tarefas manuais.

Com o projeto, que custou R$ 230, Kevin venceu um concurso da Intel voltado a desenvolvedores por ter sido o único a mostrar interação eletrônica em vez de games. O desafio faz parte do programa Perceptual Computing, para o qual os candidatos criam ideias que estimulem experiências mais sensitivas e imersivas no "cérebro" dos PCs. 

O braço artificial utiliza motores "baratos", segundo seu criador, que transportam objetos de até 1 kg, sendo que os mais caros chegam a aguentar 30 kilos. O próximo passo do projeto, conta, é fazer com que o membro responda com eficiência a comandos realizados em grandes distâncias, entre cidades diferentes, por exemplo.

Veja como a invenção funciona:


Nenhum comentário:

Postar um comentário