segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Nintendo quer virar o jogo no 4º trimestre

Após mau desempenho, companhia aposta as fichas nas vendas de fim de ano

Reprodução
Após o mau desempenho entre março e setembro, a Nintendo quer virar o jogo no quarto trimestre. Criadora do Super Mario, a fabricante japonesa de videogames aposta nas vendas de fim de ano para fechar 2013 com um bom balanço.

"O negócio dos games é muito sazonal e o resultado das vendas de fim de ano influencia largamente o nosso balanço anual", afirmou Satoru Iwata, presidente da Nintendo - em nota publicada no site da empresa.

Com prejuízo líquido de 214 milhões de reais no segundo e terceiro trimestres, a companhia fechou o período com faturamento de cerca de 3,9 bilhões de reais. Consoles e jogos são as principais fontes de receita da empresa e responderam por 46% e 51% do total da receita da Nintendo entre março e setembro, respectivamente.

Nesses meses, a companhia lançou cerca de 290 títulos e vendeu aproximadamente 54 milhões de unidades de seus jogos - além de quase 5 milhões de consoles. Dos quatro modelos produzidos hoje pela empresa, o Nintendo 3DS foi o mais bem sucedido - tendo 3,8 milhões de aparelhos comercializados. Desses, 1,8 foram vendidos só no Japão.

3DS: a galinha dos ovos de ouro

Galinha dos ovos de ouro da Nintendo, o 3DS é também o console com o maior número de jogos vendidos (27,3 milhões) e de títulos lançados (150). Entre os games de maior sucesso produzidos atualmente pela empresa japonesa, estão velhos conhecidos - como Super Mario Bros e Mario Kart.

É claro que segue havendo espaço para inovações - como os recém-lançados Pokémom X e Pokémom Y. "As vendas deles nos dois primeiros dias após o lançamento (simultâneo) ultrapassaram as quatro milhões de unidades", afirma Iwata.

O sucesso do 3DS é tanto que, hoje, ele é o console da empresa com maior número de unidades vendidas - ao todo, elas somam 1,5 bilhão. O modelo superou aparelhos históricos da Nintendo, como o Super Nintendo (49,1 milhões de aparelhos vendidos), o Nintendo 64 (32,9 milhões de aparelhos vendidos) e o Game Boy (1,1 bilhão de aparelhos vendidos).

Além do 3DS, a Nintendo fabrica hoje os modelos DS, Wii e WiiU. O último é a mais nova aposta da empresa e deve substituir o Wii, que aos poucos está sendo aposentado. A meta da empresa é vender 9 milhões de unidades do WiiU até março do ano que vem. Se tudo der certo, a companhia que criou Mario, Luiggi e outros personagens já terá virado o jogo até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário