domingo, 10 de novembro de 2013

App permite troca de mensagens sem internet ou sinal

Desenvolvedor imagina que o programa não chegará tão cedo à App Store

Pessoa usa celular
Getty Images
Batizado de TinCan e colocado na Play Store recentemente, um mensageiro aparentemente simples conta com uma função um tanto "diferente". O aplicativo não depende de internet e nem de sinal de celular para poder enviar mensagens.

Como os telefones sem-fio de brinquedo, o TinCan permite conversar apenas com quem está por perto. Para isso, ele usa o Wi-Fi dos smartphones, conectando um ao outro usando o receptor dos aparelhos. O curioso é que dá para mandar mensagens para todos que estão dentro da área de alcance, de uma vez – mais ou menos como um Twitter offline. E mais interessante ainda: o texto pode “pular” de telefone para telefone, até se espalhar como um viral.

Pode parecer apenas mais um daqueles conceitos que propõem que você saia da internet, mas o aplicativo tem seu apelo. Ele pode ser muito útil em meio a multidões, quando as redes de celular e 3G ficam sobrecarregadas e impedem que você converse com outra pessoa pelo smartphone – quem vai a shows ou foi a alguma manifestação recentemente sabe como é.

O próprio idealizador da ideia, Mark Katakowski, contou ao DailyDot que a ideia é justamente essa – e que o app pode ajudar também em catástrofes, por exemplo. Nesses últimos casos, mais graves, ele poderia servir de alternativa às atuais redes sociais, dependentes da internet, como propagador de mensagens e notícias.

Katakowski também disse ao DailyDot que está ciente dos problemas que o aplicativo pode apresentar – a propagação de vírus e outras ameaças pela conexão direta de um smartphone com outro é um deles. Por causa disso, o desenvolvedor imagina que o programa não chegará tão cedo à App Store, da Apple. Mesmo assim, ele já está disponível para Android e deve ganhar em breve uma versão para Windows Phone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário