sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jovem brasileiro processa app Lulu por danos morais

Divulgação
O aplicativo Lulu continua incomodando homens preocupados com as avaliações feitas pelas usuárias do programa. Desta vez, um estudante brasileiro resolveu entrar com um processo na Justiça contra o app por danos morais. 

O estudante de Direito, de 26 anos, alegou que se sentiu ofendido com as avaliações em que foi marcado como “mais barato que um pão com manteiga”, “bafo da morte” e “aparadinho”.

Pelo app, as mulheres podem avaliar de forma anônima seus contatos no Facebook e os homens têm acesso apenas à média final dessas avaliações. 

No processo, protocolado na terça-feira (26) e distribuído à 2ª vara do JEC de Vergueiro (SP), o estudante pede por uma indenização de R$ 27 mil por danos morais à sua imagem e pede a exclusão imediata de seu perfil no aplicativo. 

A liminar inicialmente foi indeferida pelo juiz, que alegou que o próprio usuário poderia excluir seu perfil. No entanto, o magistrado solicitou que o Facebook se manifestasse em até 10 dias sobre o fato de haver problemas técnicos para excluir o app.

“É notória a imprudência praticada pela ré, porquanto se utiliza das informações pessoais do autor expondo sua honra, bom nome e a intimidade à milhares de usuárias do programa, violando flagrantemente preceitos e garantias constitucionais", cita o estudante no processo. 

Porém, o Facebook, em sua página de termos do serviço, afirma que o aplicativo não viola as políticas da rede social, pois o mesmo utiliza apenas informações básicas que já são compartilhadas com qualquer aplicativo. Além disso, ao se inscrever no Facebook o usuário concorda em compartilhar seus dados com terceiros. 

Aplicativo - O aplicativo Lulu, criado pela jamaicana Alexandra Chong, tem pouco mais de uma semana de existência no Brasil e já está no ranking dos mais baixados da Apple Store e da Google Play.

Por meio do programa mulheres avaliam homens de forma anônima. Ao fazer login com um perfil do Facebook, a usuária pode dar notas e atribuir qualidades e defeitos a todos os seus amigos do sexo masculino.

Mas para os mais indignados e insatisfeitos há uma forma de deletar o perfil do aplicativo. Basta acessar o link http://company.onlulu.com/deactivate e pedir a remoção de seu perfil. Se houver falhas, pode repetir o procedimento ou enviar um e-mail, indicando seu perfil para “iwantout@lulu.com” e esperar que os responsáveis pelo aplicativo retirem-no do ar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário