sábado, 16 de novembro de 2013

Médico brasileiro realiza cirurgia com apoio do Google Glass

Reprodução
Muitas pessoas já aproveitaram os primeiros exemplares do Google Glass para fazer coisas interessantíssimas, inclusive na medicina. Entretanto, pela primeira vez, um médico brasileiro usou o gadget para realizar uma cirurgia.

O feito aconteceu em Salto, no interior de São Paulo, quanto o cirurgião Miguel Pedroso utilizou os óculos inteligentes para consultar especialista por meio do chat e conferiu orientações técnicas sobre o procedimento se valendo dos comandos de voz do dispositivo

A cirurgia, realizada no dia 28 de outubro, era uma operação por videolaparoscopia, quando a câmera é inserida no corpo do paciente, de uma colectomia direita, para remover parte do intestino grosso de um paciente com câncer. A técnica é considerada pouco invasiva e mais segura, e Pedroso tenta disseminá-la em um curso privado. Ele viu no Glass uma oportunidade de democratização da técnica.

"Na tela dos óculos ele pode rever como é a dissecação de uma veia específica, mostrar o procedimento ao preceptor e conversar com ele em tempo real, tudo sob comando de voz", explica o cirurgião. 

Durante seus testes, ele pode ter uma noção de como um aprendiz poderia se valer das funcionalidades do Glass. Ele conseguiu acessar vídeos do curso pelo YouTube e usar o Hangouts para conversar com outro médico à distância. Segundo Pedroso, outros procedimentos também poderão se valer do Glass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário