quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Samsung lança plataforma de conteúdos

A fabricante contará com uma plataforma de oferta de música, filmes, livros, conteúdo educacional e games

Justin Sullivan/AFP
A Samsung apresentou nesta quarta, 27, seu Media Solution Center, que tem a missão de fortalecer os produtos da marca por meio de conteúdos e serviços. A fabricante contará com uma plataforma de oferta de música, filmes, livros, conteúdo educacional e games.

Segundo a vice-presidente do Samsung Media Solution Center para a América Latina, Fiamma Zarife, o novo foco em serviços e conteúdos é global, com escritórios locais para buscar parcerias estratégicas com empresas regionais e apoiar o desenvolvimento de aplicativos diferenciados e exclusivos.

“Essas parcerias reforçam o compromisso da companhia em proporcionar conteúdo local relevante aos consumidores. Dessa maneira, a equipe do Media Solution Center da Samsung busca constantemente empresas nacionais que ofereçam novas soluções para adicionar valor aos dispositivos da empresa”, completa Fiamma.

Hub

Os conteúdos e serviços foram integrados em dois ambientes, o Samsung Hub e o Samsung Apps. O primeiro é um agregador que integra lojas virtuais de música, vídeo, livros, jogos e e-learning. Entre as parcerias fechadas pela Samsung estão a Warner Music, Warner Vídeo, Editoras Abril e Globo, livraria Saraiva, Maurício de Sousa Produções, Ediouro, Grow e Panda Books.

Segundo Fiamma, o Media Solution Center já vem negociando com agregadores de conteúdo audiovisual e, além disso, começa a buscar conteúdo diretamente com os produtores. Para isso, conta com equipe local para fazer a curadoria e negociação do conteúdo e, em breve, deve ter uma estrutura para encodar o conteúdo também localmente. Ainda em vídeo, a Samsung vem negociando a exclusividade de conteúdos brasileiros na primeira janela, de forma a valorizar a sua plataforma.

Apps

A Samsung Apps, loja de aplicativos da empresa, também busca a diferenciação através de conteúdos locais e serviços exclusivos, já tendo parcerias com empresas como Opera, Dafiti, Gameloft, Sega, Dropbox, Easy Taxi e Coquetel.

Segundo Fiamma, a área mais madura nos conteúdos e serviços do Media Solution Center é a de jogos, tendo parceria já estabelecida com os grandes desenvolvedores globais como Gameloft, Sega e EA. “A estratégia (regional) está muito alinhada com o mercado internacional. Queremos mudar isso”, diz a executiva.

Para tanto, a Samsung vai investir no desenvolvimento do mercado local. A primeira grande iniciativa é a criação de estúdio de jogos em Manaus, para capacitar profissionais e empresas no desenvolvimento de jogos. A cidade foi escolhida para a iniciativa pela forte parceria que a sul-coreana tem com as universidades locais. “Mas quero ter ‘filhotes’ do estúdio em outras localidades”, adianta Fiamma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário