terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sony respalda vendas de 3 milhões de PS4 em 2013

Segundo as primeiras projeções, a companhia venderá cinco milhões de unidades do console, que será lançado nesta semana, até março

PS4 sendo exibido durante a conferência pré-E3 da Sony
Getty Images
A Sony Corp., que lançará o console de videogames PlayStation 4 nesta semana, confia em que poderá cumprir com as expectativas de vendas dos analistas de três milhões de unidades até o final do ano, explorando uma vantagem inicial sobre a Xbox One da Microsoft Corp.

A Sony contará com um fornecimento adequado do PS4, de US$ 399, para o Natal. Segundo as primeiras projeções, a companhia venderá cinco milhões de unidades até março, afirmou ontem em uma entrevista Jack Tretton, presidente do conselho e da divisão de entretenimento informático nos EUA da companhia.

“É uma maratona, não uma corrida, mas começar bem é bom”, acrescentou Tretton. “Esse obstáculo foi retirado. Confiamos muito em que estaremos em boa condição”.

As afirmações de Tretton sugerem que a Sony evitará os problemas de fornecimento que desaqueceram as vendas iniciais da PlayStation 3 em 2006. O novo console chega às lojas dos EUA em 15 de novembro, a Europa em 29 de novembro e a 32 países para o Natal. A Xbox One da Microsoft estreará em 13 países uma semana depois, abaixo da meta original de 21 mercados.

No mês passado, Colin Sebastian, analista da Robert W. Baird Co. em San Francisco, estimou que cada companhia venderá três milhões de unidades mundialmente neste ano.

“Sentimo-nos muito confortáveis com isso”, afirmou Tretton. “Mal posso esperar a semana que vem para poder falar sobre o que foi vendido em vez do que poderíamos ter vendido”.

A pressão sobre o presidente da Sony, Kazuo Hirai, aumentou na corrida final até a estreia do PS4, depois que a companhia sediada em Tóquio chocou os investidores no mês passado anunciando perdas inesperadas no segundo trimestre. As ações despencaram e o Moody’s Investors Service advertiu para um possível corte do rating para junk.

Fornecimento tranquilo

Manter o fornecimento do PS4 fluindo é crucial para a Sony, pois a companhia procura aproveitar ao máximo a vantagem de lançar o console antecipadamente. Melhorias no planejamento elevaram o rendimento da produção e a colaboração e eliminaram as corridas de última hora – por exemplo, para finalizar as peças antes do envio –, contou Tretton, que fez parte de lançamentos anteriores.

“Dessa vez vai ser muito tranquilo”, declarou Tretton.

Em agosto, a Microsoft adiou o lançamento da Xbox One, de US$ 499, em oito países, incluindo a Rússia e a Holanda, até 2014, para garantir um fornecimento suficiente para mercados maiores.

Teste online

Ambas as companhias adicionaram funções online em seus novos dispositivos, acrescentando opções de entretenimento, como acesso a filmes e shows de TV, para converter os consoles no centro das salas dos consumidores.

Em setembro, Andrew House, diretor das operações mundiais com videogames da Sony, estimou vendas de cinco milhões de unidades da PS4 até o final do ano fiscal da companhia em março.

Wayne Hickey, porta-voz da Microsoft, não quis comentar sobre projeções da companhia para as vendas da Xbox One.

“O único obstáculo que resta, mas que não é um problema até acabar, é lançar o produto, fazer com que as pessoas se conectem com a rede e que tudo aconteça muito tranquilamente”, afirmou Tretton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário