quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tor pode deixar a internet toda invisível a espiões

Reprodução
Enquanto o pessoal que trabalha na construção do HTTP 2 tenta fazer com que toda a internet seja criptografada de forma padrão, há quem pense que a rede deveria adotar o esquema de distribuição de acessos do Tor, o que deixaria praticamente todos os internautas no escuro para os espiões.

O Tor é a principal via de acesso à deep web, camada da rede que não pode ser indexada por buscadores. Além disso, ele provê navegação anônima ao criar vários pontos de acesso entre o internauta e o site: a página fica sabendo de onde veio o último nó, mas não o anterior, ou o anterior a este. Esse princípio é o que alguns consideram ideal para transformar a internet toda em um espaço livre de monitoramento.

Stephen Farrel, cientista da computação da Trinity College, em Dublin, disse à revista digital do MIT que o Tor não deveria operar como uma ferramenta separada, como é hoje. E a solitiação vem sendo analisada, pois Andrew Lewman, diretor-executivo do Tor, afirmou que a organização considera a criação de um padrão para o serviço que possa ser adotado em grande escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário