segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Samsung estaria planejando Galaxy de três telas

Companhia planeja smartphone com uma tela que envolve o celular para que os usuários possam ler mensagens ou monitorar ações olhando desde um ângulo

Novo smartphone da Samsung, Galaxy Round
Divulgação
A Samsung Electronics Co. planeja lançar um smartphone Galaxy no ano que vem com uma tela que envolve o celular para que os usuários possam ler mensagens ou monitorar ações olhando desde um ângulo, segundo duas fontes do setor.

O smartphone utilizará uma versão melhorada da tecnologia da Samsung chamada Youm, atualmente presente no modelo curvo Galaxy Round, afirmaram as fontes, que solicitaram o anonimato porque os planos não foram divulgados. A tela de três lados seria usada nas séries premium S ou Note ou no primeiro modelo de uma nova linha, afirmaram as fontes. A Samsung planeja que cada lado da tela opere de forma independente.

A maior fabricante de celulares do mundo está lutando com a Apple Inc. para apresentar dispositivos inovadores enquanto ambas se preparam para um desaquecimento no segmento de smartphones mais exclusivos, onde a Samsung vende cerca de um em cada três dispositivos. A Apple está desenvolvendo novos designs para iPhones, incluindo telas maiores com vidro curvo e sensores melhorados que podem detectar diversos níveis de pressão, afirmou uma fonte do setor em 10 de novembro.

“A Samsung é o ator dominante”, afirmou hoje em entrevista por telefone Lee Do Hoon, analista do CIMB Group Holdings Bhd, em Seul. “Isso lhe outorga uma vantagem competitiva sobre a Apple na corrida por criar telefones com telas arqueáveis”.

Saturação de smartphones

A Samsung não possui uma data específica de lançamento para o novo dispositivo, informaram as fontes. Uma delas estimou que é mais provável que o celular seja lançado durante o segundo semestre do ano que vem. A tecnologia Youm foi apresentada em janeiro na Exposição de Produtos Eletrônicos de Consumo em Las Vegas. Chenny Kim, porta-voz da Samsung, sediada em Suwon, Coreia do Sul, não quis fazer comentários.

A companhia está diversificando sua carteira de produtos, expandindo seu uso de telas flexíveis, apresentando o relógio inteligente Galaxy Gear e registrando patentes de design para óculos que podem responder a ligações telefônicas enquanto o usuário realiza exercícios físicos.

No ano passado, a Samsung apresentou uma solicitude de cadastro de marca registrada nos EUA para a Youm, afirmando que podia ser empregada em televisões, celulares, computadores, carros e luzes para árvores de Natal.

Demandas da Apple

As ações da Samsung enfrentam seu primeiro declínio anual em cinco anos pela crescente dependência da companhia dos smartphones em meio à maior preocupação com o crescimento desaquecido e a intensificação da concorrência no mercado. A companhia, cujo caixa líquido é de US$ 39 bilhões, anunciou que procurará realizar mais aquisições para crescer, em meio ao temor de que seus negócios básicos estejam próximos da saturação.

A Samsung também está em uma batalha global com a Apple pelas patentes usadas em dispositivos móveis. As companhias investiram centenas de milhares de dólares em escritórios de advocacia pelas demandas de plágio das funções de cada uma.

A Apple, que começou o litígio em 2011, pretende limitar a crescente participação de mercado da fabricante do Galaxy nos EUA, onde a Apple, sediada em Cupertino, Califórnia, é a líder, seguida pela Samsung.

Mesmo com o desaquecimento das vendas do Galaxy S4, lançado em abril, no mês passado a Samsung registrou lucros recordes no terceiro trimestre após estender sua liderança no mercado de smartphones e beneficiar-se com um rali nos preços dos chips. A companhia é a maior fabricante de chips de memória do mundo.

A unidade de dispositivos móveis, responsável por mais de 60 por cento dos lucros, registrou ganhos operativos recorde de 6,7 trilhões de won no terceiro trimestre, pois a companhia aproveitou a demanda em mercados emergentes como a China e a Índia. A Samsung vendeu aproximadamente 120 milhões de celulares no terceiro trimestre com uma participação de mercado de 28,7 por cento, afirmou a companhia de pesquisa Strategy Analytics em 29 de outubro.

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