quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Código fonte do Apple II DOS está disponível para download

apple-II
Reprodução/CHM
Em junho de 1977 a Apple lançou seu primeiro computador que atingiu um grande público, o Apple II. O computador tinha conexões para ser utilizado com um monitor e vinha com memória de 4 kilobytes. Ele rodava a linguagem de programação BASIC, mas como não tinha armazenamento, os programas eram armazenados em memória.

Para carrega-los na memória eram utilizados as primeiras formas de armazenamento, as fitas cassete e até os discos flexíveis. Mas estes eram caros e seu software era complexo para novatos. Steve Wozniak resolveu este problema em 1978 criando um circuito para ler discos flexíveis com controladores de 8 bits. Parte da solução era feita via software – os outros tradicionalmente usavam placas lógicas que encareciam a solução.

AppleII_disk_controller
Reprodução/CHM
Mas a Apple ainda precisava de um sistema para gerenciar os arquivos dos programas armazenados, foi aí que Paul Laughton apareceu para fazer o sistema. Ele construiu o DOS em apenas algumas semanas. O contrato dele com a Apple valia 13 mil dólares e software contemplava um gerenciador de arquivos, uma interface para programar em BASIC e alguns utilitários.

Ontem, o Computer History Museum em associação com o The DigiBarn Computer Museum, publicou o código fonte do famoso sistema operacional Apple II DOS version 3.1. Para facilitar seu trabalho de baixar todos os arquivos, clique neste link.

Paul certamente não imaginava o sucesso que o sistema teria e onde ideias simples, mas engenhosas, levariam a empresa. Ele continuou trabalhando na empresa que trabalhava na época, a Shepardson Microsystems, criando DOS e BASIC para a Atari e um compilador C para a Cromemco. Trabalhou na Fox Video Games, uma startup que criou o gravador digital de voz e na Logitech. Hoje ele está aposentado, mas continua desenvolvendo para Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário