terça-feira, 19 de novembro de 2013

Smartwatch, da Qualcomm, chega ao mercado em dezembro

Relógio inteligente tem como grande destaque seu display, que utiliza uma tecnologia chamada Mirasol, desenvolvida pela própria empresa

Reprodução
Ainda líder no mercado de processadores de dispositivos móveis, a Qualcomm começou a atirar para novos lados com o anúncio do smartwatch Toq. E o aparelho, revelado em setembro, ganhou uma data oficial de lançamento: 2 de dezembro.

O relógio inteligente tem como grande destaque seu display, que utiliza uma tecnologia chamada Mirasol, desenvolvida pela própria empresa. Ela é baseada em mecanismos microscópicos que se movimentam para criar um estreito vão entre a membrana reflexiva e o vidro. Dependendo da espessura do espaço, o comprimento da onda é alterado e uma nova cor é refletida – a maior distância mostra a cor vermelha, enquanto a menor exibe a azul.

Como a coloração de cada pixel é definida dessa forma, dá para combiná-los para criar novos tons, como laranja, roxo e amarelo. Quando a voltagem é baixa, o vão praticamente desaparece e a tela – ou a região dos pixels – para de refletir luz e fica preta. Segundo a Qualcomm, gerar a cor pela interferência do raio luminoso é mais eficiente do que usar filtros – o que representa uma economia na energia e mais tempo de bateria.

O smartwatch ainda deve servir para a Qualcomm mostrar sua tecnologia WiPower LE, para recarregamento sem fio de bateria. Diferente da usada pela Nokia, ela consiste em uma “prancha”, em que os aparelhos compatíveis – como o Toq – simplesmente devem ser colocados para começar a encher a carga. O sistema poderá ser utilizado por outras empresas, que em breve podem apresentar outros dispositivos compatíveis com o WiPower.

A data de lançamento do Toq coincide com a Cyber Monday nos Estados Unidos, a segunda-feira depois da Black Friday e suas “grandes promoções”. O relógio, no entanto, não deve chegar já em oferta, e custará 350 dólares (cerca de 796 reais) no site da Qualcomm, único lugar em que será vendido. Ele será compatível apenas com Androids, a partir da versão 4.0.3, e trará um processador próprio, Cortex M3 de 200 MHz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário