quarta-feira, 14 de agosto de 2013

App transforma smartphone com Android em Chromecast

Ideia de aplicativo gratuito é transmitir, por streaming, vídeos do YouTube ou do NetFlix, rodando em um aparelho principal, para outro mais antigo

App CheapCast
Reprodução

Logo que foi anunciado, o Chromecast se tornou um sucesso imediato, esgotando nas lojas e acumulando pedidos na Play Store do Google. E, ao contrário do que se pensava, ele não rodava o Chrome OS, mas sim uma versão “simples” do Android. Por isso, não demorou muito para que o CheapCast aparecesse, com a proposta de “transformar” qualquer aparelho com o sistema em algo parecido com o gadget.

A ideia deste aplicativo gratuito é transmitir, por streaming, vídeos do YouTube ou do NetFlix, rodando em um aparelho principal, para outro mais antigo, que esteja conectado a uma TV pela porta HDMI. É mais ou menos o que acontece com o Chromecast – só que, em vez de enviar o conteúdo para um dispositivo do tamanho de um pen drive, você terá mandá-lo para outro smartphone ou tablet.
Parece complicado, mas o procedimento é bem simples. Certifique-se primeiro que os dois aparelhos usados estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Depois, baixe o CheapCast no smartphone que será conectado à TV e toque no Play, no canto superior direito da tela, para ativar o aplicativo.

ChromeCast
Blooberg
No smartphone “principal”, abra o YouTube, por exemplo, e escolha um vídeo. Um ícone aparecerá no alto da tela, ao lado da lupa. Clique nele, escolha a opção “CheapCast” e comece a reproduzir o filme. Uma imagem do YouTube aparecerá na tela do aparelho secundário, e o vídeo começará a tocar ali. O dispositivo “principal” passará então a funcionar mais ou menos como um controle remoto. Por ele, o usuário seleciona outros conteúdos para adicionar à lista de reprodução, navega pelos que já estão em execução e ajusta o volume.

A proposta do CheapCast é nobre e configurá-lo é bem fácil, mas usá-lo de fato já exige um tanto de paciência. Isso porque o conteúdo demora muito para ser transmitido de um aparelho para o outro – tentamos em duas redes Wi-Fi diferentes, ambas de alta velocidade e com alguns outros computadores e dispositivos móveis já conectados (uma com mais, outra com menos), e o resultado foi o mesmo. Além disso, o aplicativo está em fase beta e, por isso, pode apresentar alguns outros problemas – encerrar inesperadamente, por exemplo.

Ainda assim, caso tenha um aparelho Android sobrando e uma rede Wi-Fi boa e pouco movimentada, o app vale o teste. O CheapCast é compatível com Android 2.2 ou superior – ou seja, mesmo smartphones mais antigos devem rodá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário