sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Patente do Google liberará smartphones do uso senhas em casa

Novo método de proteção de smartphones e tablets usará a localização do dispositivo como base para determinar o grau de segurança necessário

Pessoas usando smartphones
Getty Images

O Google registrou o pedido de patente de um novo método de proteção de smartphones e tablets. De acordo com o documento, divulgado primeiro pelo site Engadget, a tecnologia usaria a localização do dispositivo como base para determinar o grau de segurança necessário.

De acordo com a patente, o sistema não irá solicitar ao usuário nenhum tipo de informação em relação à sua localização. Mas avaliará, automaticamente, os lugares mais frequentes do dispositivo com base na quantidade de autenticações bem sucedidas. Quando em locais desconhecidos ou menos familiares, o dispositivo tornará o processo mais seguro.

Ainda segundo o documento, usuários também terão o poder de definir o grau de proteção desejado em lugares novos, frequentes e muito frequentes. Em casa, por exemplo, poderá ser possível o acesso desprotegido do dispositivo. Já no trabalho ou qualquer outro ambiente menos familiar, será possível programar um esquema de autenticação mais rigoroso.

Segurança

A segurança de dispositivos móveis tem sido cada vez mais enfatizada pelas fabricantes de smartphones e tablets. O Moto X, por exemplo, primeiro smartphone lançado pela Motorola com a cara do seu novo dono, Google, conta com um acessório que permitirá que seus usuários passem rapidamente pela tela bloqueada do smartphone.

No que diz respeito ao mundo do iOS, o suposto próximo iPhone da Apple, que vem sendo chamado de iPhone 5S, também poderá contar com um esquema mais seguro de autenticação. De acordo com rumores, será possível desbloquear a tela do smartphone a partir do uso de um sensor de impressões digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário