terça-feira, 27 de agosto de 2013

Instagram bane hashtags picantes e genéricas

De acordo com o blog The Data Pack, app de compartilhamento de fotos bloqueou as buscas de hashtags relacionadas a sexo ou assuntos genéricos demais

Instagram em iPhone
Justin Sullivan/Getty Images

O Instagram baniu uma lista de hashtags dos seus servidores. Mas antes que você pense que isso impedirá o seu amigo de marcar suas fotos com milhares delas, é bom ter em mente que ainda será possível incluí-las às imagens na rede social. A diferença é que as mesmas não retornarão nenhum resultado de busca.

O blog The Data Pack (TDP) compilou uma lista com as hashtags banidas do Instagram e notou que a maioria delas faz referência a um assunto polêmico:sexo. Ou seja, a maioria dos termos bloqueados no app de compartilhamento de imagens tem a ver com o assunto.

Para o site Business Insider (BI), a exclusão de hashtags de cunho sexual teria como objetivo agradar a App Store, da Apple. A publicação lembra que a loja virtual da maçã tem rígidas regras acerca da publicação de conteúdo pornográfico e obsceno. Ao banir tais termos, o Instagram estaria se realinhando aos regimentos da Apple.

Mas além das hashtags de conteúdo “picante”, o Instagram parece ter aproveitado para fazer uma limpa em suas buscas, bloqueando também termos genéricos, porém inofensivos como, por exemplo, #photography e até mesmo #instagram.

Segundo o TDP, foi o próprio Mike Krieger, cofundador do app, que avisou os desenvolvedores sobre o assunto. Em post em um grupo de desenvolvedores, Krieger explicou que o Instagram bloqueia hashtags populares que geram um alto volume de buscas, mas que pouco acrescentam à experiência do usuário.

O Instagram já baniu outras que podem ser associadas a discursos de ódio e temas polêmicos como distúrbios alimentares. De acordo com o BI, termos como, por exemplo, #whitepower (em português: poder branco) e #proanorexia são apenas alguns dos exemplos de hashtags que não geram resultados em buscas no Instagram.

Um comentário: