terça-feira, 13 de agosto de 2013

iPad 5 já está sendo fabricado e parece o iPad mini, diz WSJ

O iPad 5 já está sendo fabricado na Ásia e deve ser mais fino e mais leve que o iPad 4, com aspecto similar ao do iPad mini, diz o Wall Street Journal
iPad mini e iPad 4, da Apple
Divulgação

A Apple já iniciou a produção do iPad 5, diz o Wall Street Journal, que também confirma que o novo iPad de 9,7 polegadas terá aspecto visual mais parecido com o do iPad mini, como já vinha sendo antecipado. 

O jornal diz que a mesma tecnologia de tela de cristal líquido que torna o iPad mini fino e leve será usada no iPad 5. A tela desses tablets tem três camadas. Sobre o display que forma as imagens ficam os sensores de toque e, acima deles, o vidro protetor.

A IHS iSuppli, que desmontou o iPad mini para analisá-lo, constatou que ele possui sensores de toque dispostos sobre uma espécie de filme plástico, em vez de vidro como acontece no iPad 4. O resultado é que a tela do iPad mini é mais fina e mais leve que a de seu irmão maior.

O Wall Street Journal afirma que o iPad 5 também terá sensores com base de filme plástico. Rumores anteriores indicam que o novo tablet de 9,7 polegadas da Apple também terá moldura mais fina em torno da tela, como o iPad mini.

Ainda não se sabe quando a Apple vai apresentar o iPad 5. É bastante provável que isso aconteça em outubro. Ontem, o site All Things D divulgou que a empresa da maçã vai realizar um evento em 10 de setembro para apresentar novos modelos do iPhone.

Nesse evento, ela deve anunciar o iPhone 5S, mais avançado que o atual iPhone 5, e também o iPhone 5C, um modelo mais barato criado para substituir os atuais iPhone 4 e 4S. Informações não oficiais indicam que o iPhone 5C será construído em plástico e oferecido em diversas cores.

Se esses rumores se confirmarem, a Apple passará a ter três smartphones em diferentes faixas de preço: iPhone 5C, iPhone 5 e iPhone 5S. O iPhone 4 e o 4S devem ser descontinuados.

Parece improvável que Tim Cook e sua turma apresentem os novos modelos do iPhone e do iPad no mesmo evento. A Apple sempre foi hábil em marketing. Ela deve realizar dois eventos separados, de modo a explorar ao máximo o interesse trazido pelos lançamentos.

Assim, outubro é um bom palpite para a data de lançamento do iPad 5. Junto com ele, há boas chances de a Apple apresentar um novo iPad mini. Segundo relatos, as novidades no mini devem se resumir a melhoramentos internos. O desejado iPad de 7,9 polegadas com tela Retina não deve ser lançado neste ano.

Há grande expectativa sobre esses lançamentos da Apple. As vendas da empresa têm caído e a falta de novos produtos parece ser a principal razão para isso. Dados da IDC indicam que, no segundo trimestre, tanto o iPhone como o iPad perderam espaço para os concorrentes com o sistema Android. 

Em smartphones, a participação da Apple, que era de 16,6% um ano atrás, caiu para 13,2% no segundo trimestre deste ano. A empresa teve crescimento de 20% nas vendas em um ano. Mas o mercado total de smartphones cresceu 51,3%. 

Com o iPad, não foi diferente. As vendas mundiais de tablets caíram 9,7% no segundo trimestre, diz a IDC. E a principal razão para isso é o fato de a Apple, líder desse mercado, não ter revelado um novo modelo no primeiro semestre, como fez em anos anteriores.

As vendas do iPad caíram 14% do primeiro para o segundo trimestre deste ano. Na análise da IDC, a queda é sazonal e a Apple deve se recuperar, ao menos parcialmente, quando tiver novos produtos.

Mesmo assim, Samsung e outros fabricantes de dispositivos com Android devem ter comemorado o avanço sobre o território da rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário