quarta-feira, 19 de março de 2014

Abreviar a escrita no SMS não prejudica sua ortografia

Por Kim Avila

Segundo pesquisadores franceses, SMS pode auxilar o aprendizado, diferente do que a maioria acha.

afp.com
  Pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre a Cognição e a Aprendizagem (CNRS/França), afirmaram em estudo realizado com 19 jovens com 12 anos, que problema de escrita, não esta no fato de escreveram SMS: "É o nível geral da ortografia dos alunos que determina o tipo de erros presentes no SMS"

  Eles afirmam, que não é o fato de abreviar as palavras em seus SMS que prejudica a ortografia, mas sim ao contrário, o déficit no aprendizado que ocasiona esses erros. Em vez de prejudicar a escrita, os SMS podem servir como uma prática adicional da escrita.

  Esses mesmos pesquisadores, acreditam ainda, que os celulares e os SMS podem muito bem ser usados nas escolas como uma ferramenta adicional ao ensino comum, pois escrever, na escola ou em qualquer outro ambiente, seja por SMS ou não, utiliza das mesmas habilidades cognitivas."

  "Ao contrário dos temores muitas vezes expressados, são bons alunos os que fazem um monte de abreviações com o código ortográfico tradicional. Os não tão bons as praticam menos", comunica o CNRS.

Um comentário: