segunda-feira, 31 de março de 2014

App Firechat promete mensagens de curta distância sem internet

Divulgação
Com a internet disponível via redes de celular, não há muitos motivos para a conexão direta entre um celular e outro sem a utilização de redes externas, a menos, é claro, que o sinal de internet não esteja disponível.

Deste pensamento nasceu o FireChat, um aplicativo que promete trocas de mensagens sem a necessidade de conexão, utilizando o recurso de conectividade multipeer disponibilizado pela Apple no iOS 7.

Com esse recurso, um celular consegue se ligar a outros que estejam próximos, independentemente de localização ou sinal de redes móveis, como uma ilha deserta, em um show afastado, ou dentro do metrô, por exemplo, por meio de antenas bluetooth ou wi-fi.

Além do ganho óbvio da não-necessidade de internet, o aplicativo também é interessante para aqueles preocupados com segurança, já que não envia as mensagens para um servidor central antes de chegarem ao destino, tranquilizando os que temem a espionagem de suas conversas.

A Open Garden, desenvolvedora do FireChat, diz que o recurso disponível no iOS 7 permite que um celular envie mensagens para outros aparelhos, mas pretende fazer melhorias que possibilitem que cada telefone utilize outro para se comunicar com um terceiro mais distante. A ideia é criar uma corrente de celulares que poderiam se comunicar por quilômetros sem internet, conceito conhecido como rede em malha.

Este tipo de rede poderia ser utilizada em países com forte controle da Internet, a exemplo da China, Coreia do Norte, ou em países em estado de guerra civil. Também seria um recurso útil no caso de desastres, como tsunamis e terremotos que prejudiquem os sistemas de comunicação.

Micha Benoliel, CEO da Open Garden, diz que a popularização destas redes em malha se tornará viável graças à proliferação de aparelhos Android mais baratos. "Precisamos criar pequenas internets que funcionem por si próprias e então conectá-las à grande internet”.

O FireChat está disponível apenas para iOS e pode ser baixado de graça na Itunes Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário