sexta-feira, 28 de março de 2014

Facebook usará laser e drones para conectar o mundo todo

Facebook mostrou seu novo time de desenvolvimento, o Connectivity Lab, que desenvolve maneiras de levar internet ao mundo todo

Reprodução
Mark Zuckerberg apresentou em um texto em seu perfil do Facebook o Connectivity Lab. Ele é uma divisão do Facebook que está desenvolvendo novas tecnologias, como drones e lasers, para levar internet ao mundo todo. O laboratório é fruto da organização criada pela rede social com outras empresas de tecnologia, a Internet.org.

O objetivo da Internet.org é levar conexão de internet para o mundo todo. Para isso, é preciso criar novas tecnologias. É exatamente essa a missão do Connectivity Lab.

“Hoje, nós estamos compartilhando alguns detalhes do que o Connectivity Lab do Facebook está fazendo para construir drones, satélites e laser para distribuir internet para todos”, escreve Zuckerberg em seu post.

Em um vídeo explicativo, Yael Maguire, membro do Connectivity Lab, dá mais detalhes sobre as novas formas de conexão que o laboratório está experimentando. Satélites orbitando que sobrevoam de tempos em tempos pontos afastados do globo terrestre seriam a solução para conectar locais longínquos. A ideia é colocar um número suficiente de satélites para que sempre haja um distribuindo rede sobre os pontos necessários.

É preciso que os satélites se comuniquem. A forma mais comum de distribuição de internet hoje é usando fibra ótica. Como é impossível distribuir cabos entre os satélites, o laboratório está desenvolvendo uma forma de comunicação usando lasers.

Para grandes cidades, com grandes demandas de conexão, Maguire fala sobre drones movidos a energia solar. A ideia é que sejam aviões não tripulados capazes de voar a uma altitude de 20.000 metros, já nas camadas mais baixas da estratosfera. A essa altitude, não existe tráfego de aviões e eles poderiam passar meses distribuindo sinal de internet dali.

As ideias soam muito futuristas. Mas o tom de Maguire é extremamente positivo e inspirador.

Veja o vídeo (em inglês):

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