segunda-feira, 31 de março de 2014

Oculus Rift ganha mais um (potente) concorrente

Divulgação
O mês de março já teve duas más notícias para o Oculus Rift: primeiro, a Sony mostrou uma versão em desenvolvimento do Morpheus, sua tentativa de mergulhar no mercado da realidade virtual. Logo depois a notícia da compra da Oculus VR, fabricante dos óculos, pelo Facebook deixou muitos usuários incomodados com a influência de uma gigante da internet. Agora, para piorar as coisas, surge um novo concorrente.

Com espeficificações ainda mais potentes e a promessa de quebrar o Rift de vez, a empresa canadense True Player Gear revelou hoje seu dispositivo de realidade virtual, o Totem. A fabricante informa que recorrerá ao site de financiamento colaborativo Kickstarter para bancar o desenvolvimento do projeto, que, por enquanto, não existe fisicamente, mas apenas na internet.

Tudo o que o site mostra são promessas e imagens renderizadas do protótipo, além de especificações técnicas poderosas, como um monitor de 1920x1080 pixels para cada olho e um acelerômetro com atualização de 4kHz, enquanto o último kit de desenvolvimento do Rift possui câmeras com metade da resolução.

Além disso, o Totem ainda possuirá duas câmeras na parte frontal, para que se possa enxergar a vida real sem que seja necessário remover o dispositivo. Entre outras promessas estão a utilização destas câmeras para realidade aumentada e rastreamento de posição, este último já presente na última versão de desenvolvimento do Rift.

A versão final do Rift promete resolução maior nos monitores individuais e deverá ser lançada no fim deste ano. O Morpheus, da Sony, ainda não tem data de lançamento e o Totem sequer teve uma versão física demonstrada. 

O futuro da realidade virtual se aproxima e a concorrência é sempre benéfica. Resta saber qual deles será lançado primeiro e verificar a compatibilidade oferecida, já que o Rift promete funcionar apenas com PCs, enquanto o Totem jura que conseguirá rodar nos Playstations 3 e 4, PC, Xbox 360 e One.

Num exercício futurista, o vídeo conceito abaixo mostra como poderia ser utilizada a realidade virtual para compras online, aliando o Oculus Rift a um sensor de movimento Leap Motion, criando uma experiência interessante:



Nenhum comentário:

Postar um comentário