segunda-feira, 10 de março de 2014

Falha no Android faz sistema drenar bateria de aparelhos

A falha, já com uma solução em desenvolvimento, faz com que um processo “drene” a carga e esquente aparelhos com chips da Qualcomm, em especial o Nexus 5

Getty Images
Após reclamações de usuários em relação às baterias de seus smartphones, o Google anunciou nesta semana a descoberta de um bug na versão mais recente do Android.

A falha, já com uma solução em desenvolvimento, faz com que um processo, rodando em segundo plano na edição 4.4.2 do KitKat, “drene” a carga e esquente aparelhos com chips da Qualcomm, em especial o Nexus 5.

O programa afetado pelos bugs é chamado de “mm-qcamera-daemon”, conforme escreveu um dos desenvolvedores envolvidos no Android OSP, identificado como etalvala, em um post no fórum de discussão de falhas do projeto. O processo é responsável por dar a outros aplicativos, como o Skype e o Snapchat, acesso à câmera dos aparelhos.

O problema pode ter se tornado pior após uma atualização no app da Microsoft, que faz com que ele solicite acesso à câmera com maior frequência, mesmo em segundo plano.

Tanto que uma das soluções temporárias mencionadas é a remoção do aplicativo, ao menos enquanto a atualização com as correções dos bugs que provocam essa falha não é liberada – o que deve acontecer logo, mas sem um prazo definido, como afirmou o desenvolvedor. Aliás, ele ainda ressaltou que o problema não é no Skype, e sim no sistema operacional.

No entanto, na postagem no fórum é feita referência apenas ao Nexus 5. Usuários ainda relataram casos de baixa duração de bateria envolvendo outros aparelhos com processadores da Qualcomm, como o Samsung Galaxy Note 3 rodando o Android 4.3 e o Moto X, da Motorola, com o 4.4.2 mesmo.

Aos donos desses aparelhos, o desenvolvedor recomendou entrar em contato diretamente com as fabricantes. Isso porque, apesar do nome do processo problemático ser igual, a falha e a solução podem ser diferentes, dadas as disparidades de software existentes entre esses smartphones – com Androids modificados, mesmo que levemente – e o Nexus 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário