segunda-feira, 17 de março de 2014

Healthbook, da Apple, vai gerenciar de exercícios a exames

O app Healthbook deve ser uma das principais novidades do iOS 8, próxima edição do sistema operacional do iPhone e do iPad

Carlos Quijano - www.behance.net/CarlosQG
Uma das principais novidades da Apple, neste ano, deve ser o Healthbook, central de saúde que vai receber dados do iPhone, do relógio inteligente iWatch e de outros dispositivos para gerenciar desde os exercícios físicos do usuário até seus exames de sangue.

A Apple deve incluir o Healthbook na próxima edição do iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad. O app foi extensamente descrito num artigo publicado hoje por Mark Gurman, do site 9to5Mac

Gurman, que costuma ser confiável ao divulgar notícias desse tipo, detalha as funções do Healthbook. Ele diz ter obtido as informações de diversas fontes ligadas à Apple.

O desenho do app é baseado no Passbook, que faz parte do iOS e é usado para armazenar coisas como passagens de trem e ingressos para shows. É como se fosse uma carteira virtual com diversos cartões dentro.

No Healthbook, segundo Gurman, haverá um cartão com informações do usuário para emergências. É possível que ele fique disponível na tela de desbloqueio.

Outros cartões seriam dedicados a atividade física, hidratação, sono, alimentação, peso corporal e diversos parâmetros médicos.

Muitas dessas coisas já são tema de apps para iPhone e Android. O Galaxy S5, da Samsung, tem até um sensor de batimentos cardíacos. E há apps que medem esse parâmetro usando a câmera do smartphone para detectar as pulsações.

Mas a Apple parece ter planos mais amplos. Nas imagens publicadas pelo 9to5Mac aparece um cartão (identificado como “Bloodwork”) dedicado a parâmetros sanguíneos. Gurman diz que as funções desse cartão ainda são um tanto vagas.

Mas ele parece se referir a medições que são obtidas por meio de exame de sangue em laboratório, como as dosagens de colesterol e triglicérides. Hoje, o laboratório entrega esses números ao cliente impressos ou num arquivo de texto que a pessoa baixa ou consulta na web.

Talvez a Apple esteja pensando numa maneira de o laboratório enviar o resultado do exame de sangue diretamente ao Healthbook. Ela não é a única empresa com esse tipo de projeto. Há apps como o brasileiro Vitalbox que também caminham nessa direção.

Há também uma aba dedicada à dosagem de açúcar no sangue no Healthbook. É um parâmetro de especial interesse para os diabéticos. Existem, na App Store, apps como o Gluco Share que facilitam o controle da glicemia e encorajam o diabético a compartilhar suas medições para obter incentivo dos demais.

Mas não está claro se a Apple está pensando apenas num registro da dosagem de glicose no sangue ou se ela pretende incluir funções sociais no app.

A Apple costuma apresentar novas versões do iOS aos desenvolvedores de aplicativos durante a conferência anual WWDC, que acontece em junho. 

É possível que tenhamos as primeiras informações oficiais sobre o Healthbook nesse evento. Isso deve acontecer se a Apple quiser que outras empresas desenvolvam acessórios capazes de trabalhar com o Healthbook.

Mas também é possível que a Apple espere até o lançamento do iPhone 6 ou até o lançamento do iWatch para revelar o Healthbook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário