segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bill Gates deve assumir criação de novos produtos na Microsoft

Getty Images
Com a aproximação do anúncio do novo CEO da Microsoft, analistas também aguardam ansiosos pela posição que Bill Gates, cofundador da companhia, assumirá na nova estrutura. Boatos dizem que ele deixará o conselho, e uma nova reportagem sinaliza a possibilidade de ele assumir um cargo de desenvolvimento de novos produtos.

A notícia vem poucos dias depois de a imprensa internacional dar como certa a promoção de Natya Nadella ao cargo de CEO. Segundo a Bloomberg, Gates era o principal apoiador da candidatura de Nadella. A reportagem afirma que os dois poderiam colaborar bem: Nadella com sua experiência no setor corporativo de Microsoft e Gates focado no desenvolvimento de novos produtos.

Atual vice-presidente das áreas de nuvem e corporativa da Microsoft, o indiano Satya Nadella chefia os serviços de nuvem e ferramentas de desenvolvimento da companhia, como Windows Azure, Windows Server, SQL Server, Visual Studio e System Center. Esses produtos estão agrupados no Cloud OS, plataforma de backend da Microsoft.

Dessa infra-estrutura dependem serviços essenciais da companhia, como Bing, SkyDrive, Xbox Live e Skype. Ou seja, Nadella comanda o grupo que garante o funcionamento de alguns dos produtos considerados chave para o futuro da Microsoft. Além do trabalho interno, o Cloud OS também oferece soluções de processamento para companhias no mundo todo.

Nascido em Hyderabad, na Índia, Nadella se juntou à Microsoft em 1992. Antes, ele trabalhava na equipe técnica da Sun Microsystems. Ele se formou em engenharia elétrica na Universidade Mangalore, obteve mestrados em ciência da computação na Universidade de Wisconsin e em administração de empresas na Universidade de Chicago.

Na Microsoft, ele ainda ocupou cargos na divisão de servidores, fazendo a passagem para a estrutura de nuvem. Ele também foi vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento na divisão de serviços online e vice-presidente da divisão de negócios.

O processo que pode colocá-lo como novo CEO da MS segue em andamento e é sigiloso, mas deve ser concluído ainda neste começo de ano. Além de Nadella, alguns outros foram cotados para assumir o posto de Steve Ballmer, como Steve Mollenkopf (atual CEO da Qualcomm) e Stephen Elop (CEO da Nokia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário