segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Por que as princesas da Disney não têm cabelo encaracolado?

Cientistas desenvolvem modelo 3D que permite que estúdios de animação criem personagens sem cabelo liso

Reprodução
Pense rápido: quais personagens da Disney têm cabelos encaracolados? A resposta é fácil: quase nenhum. A razão é mais simples ainda: hoje, estúdios de animação não contam com um modelo 3D que reproduza as reações desse tipo de cabelo.

Mas um novo estudo promete resolver isso. Fruto de uma parceria do MIT (Massachussets Institute of Technology) com a universidade parisiense Pierre e Marie Curie, um trabalho publicado na Physical Review Letters apresenta um modelo 3D capaz de reproduzir em computador a reação de estruturas como cabelos encaracolados.

"Nosso estudo caracteriza os diferentes graus de anelamento do cabelo e descreve matematicamente como as propriedades mudam de acordo com o tamanho do cacho", afirmou em nota Pedro Miguel Reis, engenheiro português do MIT que é um dos co-autores da pesquisa.

Debaixo dos caracóis

De acordo com Reis, a nova ferramenta foi elaborada por meio da aplicação de teorias combinada a simulações em computador e experiências em laboratório.

Suas utilidades vão além da criação de personagens de cabelos crespos - já que o modelo 3D também serve para projeção de tubulações em curva e outras estruturas que obedecem à mesma lógica.

"O fato de eu ser careca e trabalhar nesse problema por tantos anos se tornou uma piada recorrente no nosso laboratório", afirma Reis no informe sobre o trabalho divulgado pelo MIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário