sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cortana é a Siri da Microsoft que virá no Windows Phone

Para competir com a assistente pessoal Siri, da Apple, a Microsoft está preparando a Cortana, nome da assistente para Windows Phone

Reprodução
A Microsoft deve lançar uma assistente pessoal para o sistema Windows Phone. O objetivo é tornar o sistema mais competitivo contra o Android e o iOS.

A assistente será o equivalente da Microsoft para a Siri. Ela será chamada Cortana (um nome não tão bom). Ela é inspirada na personagem de mesmo nome que aparece na série de jogos Halo. Ao contrário da Siri, que é apenas uma voz, a Cortana será animada, com aparência semelhante à do jogo.

Fontes familiarizadas com os projetos da Cortana deram mais informações ao site The Verge. A Cortana seria uma mistura entre as funcionalidades da Siri e do Google Now – o assistente do Google. De acordo com as fontes, a busca integrada do Bing nos smartphones e tablets que usam Windows Phone deve ser substituída pela Cortana.

A assistente deve vir integrada com a atualização do Windows Phone para a versão 8.1. A primeira notícia que se teve da Cortana foi no ano passado. Um funcionário da Microsoft perdeu um smartphone rodando o Windows Phone 8.1, que tinha uma versão preliminar da assistente funcionando.

Com uma assistente bem feita e com integração boa entre computador e smartphone, a Microsoft pode dar um passo importante no mercado. O Google vem tentando espalhar seu sistema operacional, o Chrome OS, para criar um ecossistema completo de uso combinado ao Android. O Windows é o sistema operacional para computadores mais popular do mundo. A integração poderia atrair usuários por sua comodidade.

Yahoo

O Yahoo também está investindo em uma assistente pessoal. O projeto, no entanto, ainda está em desenvolvimento. A empresa anunciou um investimento de 10 milhões de dólares em pesquisas para a criação do software.

A parceria foi feita com a Universidade Carnegie Mellon. O projeto, por enquanto, se chama InMind (algo como NaMente).

O presidente da Universidade Carnegie Mellon, Subra Suresh, afirmou que o “InMind será a próxima geração de agente pessoal que guiará nossas vidas pessoais em nossos dispositivos pessoais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário