quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Robô vai guiar cirurgias de câncer no SUS São Paulo

William Pereira
Pela primeira vez, um robô vai ser usado em cirurgias de pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde. A expectativa é que a máquina ajude a beneficiar 1.070 pessoas nos próximos três anos e, futuramente, possa ser utilizada em larga escala.

Sentados à frente de um console, os cirurgiões acionam os comandos do robô e têm visão tridimensional com profundidade que permite maior precisão das intervenções em relação às cirurgias convencionais. 

As cirurgias com o robô, importado dos Estados unidos, irão acontecer em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.

Além de permitir cirurgias menos invasivas, espera-se que o novo equipamento reduza a dor nos pacientes e encurte tempo de internação no hospital o que, consequentemente, levará a maior rotatividade dos leitos.

“A oportunidade de termos uma cirurgia robótica no SUS, mesmo que como pesquisa, inicialmente, demonstra um grande avanço na saúde, além de termos a chance de tratar os pacientes com câncer com uma efetividade ainda maior”, avalia Paulo Hoff, diretor Geral do ICESP.

Três cirurgias já foram realizadas pelo Icesp com o novo robô, para retirada de tumores malignos da próstata. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 2 milhões no custeio das operações que foram financiadas pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário