Um aparelho que gera mapas 3D de qualquer ambiente em 20 minutos está sendo usado pela polícia australiana em investigações criminais
Um scanner 3D batizado de Zebedee é a mais nova ferramenta de investigação da polícia de Queensland, na Austrália. O dispositivo é capaz de gerar um mapa em três dimensões de qualquer ambiente em 20 minutos.
"Usando dados coletados pelo scanner, os investigadores podem rapidamente recriar a cena do crime em seus computadores", afirma a CSIRO, empresa australiana que desenvolveu o scanner.
Como funciona
Uma pessoa é mais do que suficiente para operar o Zebedee. "O scanner vai e volta apoiado numa mola, mapeando o ambiente continuamente, enquanto um computador registra os dados captados pelo sensor", afirma a CSIRO. O Zebedee opera ligado à bateria e computador.
De acordo com a empresa, uma das vantagens do dispositivo em relação a outros do tipo é a capacidade de mapear escadas e outros ambientes de relevo acidentado. Porém, o preço da maquininha ainda é bem salgado: cerca de 40 mil dólares.
O nome Zebedee é inspirado num personagem de The Magic Roundabout, série infantil transmitida pela BBC na década de 1970. Como o personagem tinha uma mola no lugar de pernas, os criadores do scanner apelidaram a máquina assim .
Futuro
"Nós estamos trabalhando para adaptar o Zebedee para uma gama de outras áreas que dependem de mapeamento 3D, de serviços de emergência e segurança à mineração", afirma CSIRO em texto sobre seu scanner 3D.
Em entrevista ao jornal australiano Brisbane Times, o representante da empresa Jonathan Roberts adiantou ainda que versões voadoras do dispositivo estão nos planos da companhia.
A seguir, veja vídeo (em inglês) que mostra o Zebedee em funcionamento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário