segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Scanner 3D é arma da polícia da Austrália contra bandidos

Um aparelho que gera mapas 3D de qualquer ambiente em 20 minutos está sendo usado pela polícia australiana em investigações criminais

Divulgação
Um scanner 3D batizado de Zebedee é a mais nova ferramenta de investigação da polícia de Queensland, na Austrália. O dispositivo é capaz de gerar um mapa em três dimensões de qualquer ambiente em 20 minutos.

"Usando dados coletados pelo scanner, os investigadores podem rapidamente recriar a cena do crime em seus computadores", afirma a CSIRO, empresa australiana que desenvolveu o scanner.

Como funciona

Uma pessoa é mais do que suficiente para operar o Zebedee. "O scanner vai e volta apoiado numa mola, mapeando o ambiente continuamente, enquanto um computador registra os dados captados pelo sensor", afirma a CSIRO. O Zebedee opera ligado à bateria e computador.

De acordo com a empresa, uma das vantagens do dispositivo em relação a outros do tipo é a capacidade de mapear escadas e outros ambientes de relevo acidentado. Porém, o preço da maquininha ainda é bem salgado: cerca de 40 mil dólares.

O nome Zebedee é inspirado num personagem de The Magic Roundabout, série infantil transmitida pela BBC na década de 1970. Como o personagem tinha uma mola no lugar de pernas, os criadores do scanner apelidaram a máquina assim .

Futuro

"Nós estamos trabalhando para adaptar o Zebedee para uma gama de outras áreas que dependem de mapeamento 3D, de serviços de emergência e segurança à mineração", afirma CSIRO em texto sobre seu scanner 3D.

Em entrevista ao jornal australiano Brisbane Times, o representante da empresa Jonathan Roberts adiantou ainda que versões voadoras do dispositivo estão nos planos da companhia.

A seguir, veja vídeo (em inglês) que mostra o Zebedee em funcionamento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário