segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Facebook usa 10 mil discos Blu-ray para armazenar fotos

A rede social desenvolveu um protótipo de um sistema óptico que utiliza 10 mil discos Blu-ray que podem armazenar petabytes de dados

Photo by Koichi Kamoshida/Getty Images
O Facebook armazena bilhões de fotos, mas apenas uma pequena fração é visualizada com frequência. Estas imagens mais antigas são pouco vistas, porém ocupam um espaço vital nos servidores da empresa.

Desde então o Facebook vem testando uma forma mais eficiente de armazenar essas fotos. E a mais recente aposta da empresa está em utilizar discos Blu-ray para guardar esses arquivos.

A rede social desenvolveu um protótipo de um sistema óptico que utiliza 10 mil discos Blu-ray que podem armazenar petabytes de dados. Segundo o Facebook, esta solução permitiria à empresa economizar até 50% em custos e 80% em uso de energia sobre o atual método de armazenagem em discos rígidos.

A equipe de engenharia do Facebook divulgou um vídeo onde explica como o sistema utiliza um braço robótico para coletar dados específicos de discos armazenados no sistema.

De acordo com o Facebook, o sistema com discos Blu-ray já está em uso e consegue armazenar até 30 petabytes de dados. A rede social espera que sua solução possa guardar até 150 petabytes dentro de alguns meses.

Mas embora tenha lançado seu novo servidor de Blu-ray, o Facebook pretende continuar a procurar por opções alternativas para armazenar dados antigos, como o sistema de memória flash de baixo consumo de energia. Em breve a rede social deve reformular seu site para implementar a novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário