segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Impressoras 3D futuristas são configuradas para "imprimir" alimentos

Já imaginou se você pudesse imprimir sua própria comida? Alguns inventores já, e desenvolveram técnicas para impressão de alimentos que agradam a todos os paladares.

3d_dessert
Exemplos de torrões de açúcar e bolos impressos em 3D
Já imaginou se você pudesse imprimir a sua própria comida? O criativo Pablos Holman já. O cientista trabalha na empresa Intellectual Ventures Laboratory, em Washington D.C., onde ele e outros especialistas da área estudam formas de "imprimirem" seus próprios alimentos. 

O inventor acredita que, em um futuro não muito distante, poderemos adaptar a nossa dieta com alimentos próprios para o nosso metabolismo - e imprimi-los poderia ser uma baita ajuda para nos mantermos na linha. 

A chamada "comida de impressão" foi um tema abordado por Holman durante a conferência Inside 3D Printing Conference, que aconteceu na semana passada. A ideia do inventor lembra bastante aquelas pílulas que vemos em desenho animado, que se tranformam em um belo hambúrguer quando adicionada uma gotinha de água - só que um pouco mais elaborada.

As impressoras seriam equipadas com cartuchos de toners preenchidos com alimentos liofilizados em pó - o que daria a possibilidade de incluir todos os tipos de produtos nutritivos em uma única refeição e em quantidades suficientes. 

Um pouco de água, então, é adicionada durante o processo de impressão e o alimento pode ser produzido do modo que o consumidor mais gostar (incluindo os formatos atualmente conhecidos, como pedaços de brócolis ou mesmo um belo cachorro-quente).

Dependendo do cliente, os pixels de comida utilizados para imprimir a refeição poderiam conter até mesmo doses de medicamentos diários. Além disso, o equipamento poderia programar a quatidade de comida que o indivíduo consome com precisão - o que evitaria o desperdício.

"A refeição é personalizada para você. Ela evita alérgenos e injeta seus remédios", disse Holman. "Ela sabe o que você comeu antes. Nós correlacionamos os efeitos sobre a saúde de sua dieta pela primeira vez na história. Ela faz uma refeição que entende quem você é."

Outros futuristas também apostam na ideia de imprimir alimentos. O CEO da empresa de impressão 3D Systems, Avi Reichentall, já desenvolveu um método para agradar olhos e paladar com suas impressões digitais. As impressoras de Reichentall podem ser configuradas para produzir produtos derivados do açúcar - de bolos a doces em geral.

E as ideias não param por aí. "Estamos trabalhando em uma impressora de chocolate. Quero uma impressora de chocolate na minha cozinha. Quero que seja tão legal quanto uma máquina de café", disse Reichentall. "Nós já temos açúcar impresso em 3D. Vamos trazer para chefs e confeitos e padeiros toda uma gama de novos recursos de impressão de açúcar."

Galaxy S4 dourado não é cópia do iPhone 5S de mesma cor

É o que a Samsung tenta provar dizendo que fazia aparelhos nessa cor antes mesmo da Apple entrar no mercado

Reprodução/Samsung Tomorrow
Com o anúncio do iPhone 5S dourado, que por algum motivo desconhecido tem chamado mais atenção que os demais, o Galaxy S4 da Samsung que deve aparecer em breve na mesma cor ficou taxado como cópia. Para piorar a situação, a coreana comentou logo depois da revelação oficial dos novos iPhones que também terá um aparelho com processador 64-bits, assim como o concorrente. Aí fica difícil dizer que a Samsung só está fazendo anúncios que coincidem com os da Apple.

Para se justificar, a criadora do Galaxy S4 comentou em seu blog que vem fazendo telefones dourados há mais tempo que a Apple tem fabricado telefones de qualquer tipo. É um ponto a ser avaliado com atenção, já que a empresa relembra até mesmo a edição Athens Olympic Phone, de 2004 (primeiro item na galeria).

O que você acha que está acontecendo? As fabricantes de smartphones resolveram subitamente que o dourando é a nova cor da moda ou elas simplesmente não sabem mais que um smartphone assim é o companheiro perfeito para uma dentadura de ouro?


Primeira propaganda do Windows 8.1 exibe o retorno do botão Iniciar

Nova versão do sistema operacional será lançada no dia 18 de outubro

Reprodução

O fim do botão Iniciar provavelmente foi uma das mudanças mais radicais realizadas no Windows 8. E para desespero da Microsoft, a decisão não foi bem aceita por boa parte dos usuários. Felizmente, com a nova política de atualizações do Windows, a empresa pode reintroduzi-lo rapidamente na versão 8.1.

Dessa forma, nada mais justo que o retorno do botão Iniciar ganhe destaque no primeiro vídeo de divulgação da nova versão do SO (acima). Segundo a Microsoft, a decisão da retirada do botão havia sido tomada principalmente porque as pessoas simplesmente pararam de usá-lo, uma medida que não pretendia forçá-las a usarem a nova tela Iniciar.

Primeira propaganda do Windows 8.1 exibe o retorno do botão Iniciar [vídeo]
Reprodução
Na prática, nada muda

Entretanto, o retorno do botão Iniciar não vai trazer de volta aquele clássico menu que reinou até o Windows 7. Ele simplesmente vai ser um atalho para a tela Iniciar, executando a mesma função que arrastar o mouse até o canto inferior esquerdo da tela na Área de Trabalho ou pressionar a tecla Windows.

De acordo com a diretora do segmento na Microsoft, Julie Larson-Green, trata-se de uma questão de conforto: alguns usuários simplesmente gostariam de ter o botão Iniciar na tela novamente. Conforme os mais diversos vazamentos anteriores, a aparência do botão será idêntica a nova logo do Windows, com um visual branco chapado.



Boot direto para Área de Trabalho
Primeira propaganda do Windows 8.1 exibe o retorno do botão Iniciar [vídeo]
Reprodução

Outra novidade do Windows 8.1 vista no vídeo e muito aguardada pelos usuários é a possibilidade de iniciar o Windows diretamente na Área de Trabalho. Dessa forma, não será mais preciso clicar em um botão na tela Iniciar para então abrir o Desktop.

A mudança no tamanho das live tiles também estão presentes no vídeo. Você poderá criar tiles com o dobro do tamanho máximo das atuais ou com apenas um quarto do seu formato original, trazendo mais flexibilidade para a organização da tela Iniciar.

Por fim, é possível ver que o sistema de tela dividida para executar aplicativos na tela Iniciar agora suporta três aplicativos ao mesmo tempo. O Windows 8.1 será lançado para o público no dia 18 de outubro



O que você faria se tivesse apenas 17 minutos de vida?

Se você fosse usuário do Do.com, teria tempo de sobra para organizar uma festa de despedida

ernie2
Reprodução
Apesar de estar disponível no YouTube desde julho, só agora que o último comercial do aplicativo Do.com está ganhando o merecido destaque. Criado pela MUH·TAY·ZIK | HOF·FER, o filme tem como cenário um asilo, onde um dos moradores/pacientes é informado pelo médico que tem apenas 17 minutos de vida. Em vez de se abalar com a má notícia, ele resolve organizar uma festa de despedida com a ajuda de seu tablet e Do, o aplicativo de gerenciamento de tarefas.

Apesar de ter quase dois minutos de duração, o comercial é bastante divertido, mostrando que não importa se o prazo é apertado, mas com a ajuda do aplicativo, fica muito mais fácil conseguir distribuir e executar as tarefas.

Personagens coloridos e antenados – é preciso lembrar que a tecnologia está cada vez mais presente na terceira idade -, uma trama divertida e que, apesar de uma má notícia, ainda consegue ter um final feliz, além de uma apresentação inesperada do produto são o destaque deste filme, que consegue evitar aquele tradicional caminho de focar na eficiência e modernidade seguido por muitas marcas. Boa, Ernie.



iPad 5 terá design similar ao iPad mini, sugere novo vídeo

Em vídeo, chineses comparam as dimensões e o peso do suposto iPad 5 com a geração atual do tablet. Expectativa é que Apple anuncie novos iPads no próximo dia 15


Suposto iPad 5 aparece em imagens publicadas pelo blogueiro Sonny Dickson
Sonny Dickson

Rumores voltam a apontar que o próximo iPad virá com um design reformulado e que terá formato similar ao do iPad mini atual. Pelo menos é o que indica mais um vídeo que começou a circular pena internet no início desta semana. Feito por uma empresa chinesa fornecedora de peças e que se chama Sw-box.com, e divulgado primeiro pelo site MacRumors, o vídeo mostra a comparação entre o suposto iPad 5 com um iPad 4 e iPad mini.

A primeira comparação é feita em relação à altura dos tablets. Enquanto o iPad 4 conta com 24,1 centímetros (cm), o suposto iPad 5 tem 23,9 cm. Em termos de largura, a geração atual do tablet tem 18,5 cm e o próximo dispositivo apenas 16,9 cm.

Depois, a apresentadora do vídeo observa a diferença entre os aparelhos quanto às suas espessuras e mostra que o iPad 5 será mais fino que o iPad 4: 7,2 milímetros (mm) contra 9,4 mm.

Após comparar as dimensões dos dois iPads, o vídeo mostra que o iPad 5 poderá ser, além de menor e mais fino, também mais leve. Ao colocar as partes traseiras de cada um dos aparelhos em uma balança, foi possível notar que esta parte do iPad 5 pesa apenas 92 gramas. Já a parte de trás do iPad 4 pesa 146 gramas.

O vídeo mostra ainda outras diferenças entre os dois modelos de 9,7 polegadas e que reforçam as similaridades entre o iPad 5 e o iPad mini. A primeira delas é em relação à posição entre os alto-falantes. No iPad 5, o componente está centralizado na parte inferior do tablet. Nota-se também a inclusão de um microfone extra também centralizado, porém na parte traseira do dispositivo.

Por fim, a apresentadora disse que, por conta das modificações no design que, em tese, a Apple teria realizado no seu iPad maior, está mais fácil e confortável segurá-lo com apenas uma mão. Além disso, ela mostrou que as curvas do iPad 5 de fato o tornam muito parecido com o iPad mini atual.

É claro que, por enquanto, o suposto iPad 5 que aparece neste vídeo não passa de um protótipo que pode, ou não, ser real. A Apple, como de costume, segue em silêncio sobre o assunto. Contudo, não há como negar que as imagens mostram um dispositivo que há tempos é divulgado internet afora como sendo, de fato, o próximo iPad.

Um exemplo é outro vídeo publicado há algumas semanas pela equipe do programa Unbox Therapy e que mostra um modelo igual a este exibido pelos chineses. Além do design, especula-se que outra novidade será a cor com a qual o iPad 5 chegará aos consumidores. Ao que tudo indica, ele estará disponível na cor “Space Grey”. A expectativa é que as novas gerações do iPad e iPad mini sejam anunciadas no próximo dia 15 de outubro. 

Veja o vídeo dos chineses abaixo, em inglês e sem legendas:


Smartphone preguiçoso volta a causar confusão

Depois do sucesso dos três primeiros filmes, Motorola segue trollando a concorrência com bom humor

moto
Reprodução
Há algumas semanas, a Motorola/ Google finalmente entrou na “briga” dos smartphones com três filmes criados pela Droga5, com um simpático – e ainda assim irritante – personagem, o Lazy Phone. Personificação do smartphone “preguiçoso”, aquele em que você precisa fazer tudo para conseguir ouvir música, fotografar ou acessar suas mensagens, a campanha alcançou um certo sucesso no YouTube – um dos vídeos conta com quase 15 milhões de views.

E como não se mexe em time que está ganhando, a Droga5 foi convocada para dar continuidade à saga de confusões do Lazy Phone, mais uma vez trollando a concorrência com bom humor. No mais recente filme, o foco vai para o sistema de navegação ativado por voz – com direito até à falha no reconhecimento do comando. A consequência? Desastrosa, é claro.

Enquanto isso, o usuário do Moto X mais uma vez aparece com tudo funcionando perfeitamente, para jogar na cara do outro a superioridade de seu aparelho.


Intel faz show musical com 60 tablets e um robô DJ

“Intelligent Sounds”, criado pela The Monkeys

Reprodução
Com 60 tablets e um Wall-E DJ, a Intel criou um espetáculo de música e luzes intitulado “Intelligent Sounds”, tudo equipado com processadores da marca, é claro.

É uma parceria da agência The Monkeys com o produtor musical Flume, que levou 3 meses de desenvolvimento. No vídeo final, acima, parece tudo muito bem ensaiado, mas o making of dá uma boa noção do trabalho:


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

iPhone 5S resiste a quedas e água, mas não é páreo para uma calibre 50

Tech Assassin mostra qual é a resistência máxima do aparelho

Reprodução
Sempre que um novo gadget de renome é lançado no mercado, não demora muito para que uma série de canais no YouTube apareça com vídeos de doer o coração. Eles fazem os testes mais extremos que se pode imaginar, como o desses malucos que explodiram um NVIDIA Shield. Sendo assim, o iPhone 5S não poderia deixar de fazer parte dessa bateria de testes. O experimento mais bizarro que você pode encontrar na plataforma de vídeo provavelmente é este logo acima, que já bateu a marca de 1 milhão de visualizações.

A equipe do Tech Assassin mostra para você uma bateria de testes preliminar bastante simples. O telefone é derrubado na terra e, em seguida, no concreto. Para completar, uma tigela com água serve para afogar o aparelho da Apple, que continua funcionando até o fim. Contudo, o gadget mal-avisado não poderia ter um destino mais cruel pela frente.

O próximo e último teste coloca o iPhone contra um rifle calibre 50 M802A1 Barrett. Desnecessário dizer o resultado. Como você confere no vídeo, os dois tiros simplesmente desintegram o aparelho. Confira os detalhes em câmera lenta para ter uma ideia mais clara de como os tiros arrebentaram o dispositivo.


Matéria publicada em http://www.tecmundo.com.br/iphone-5s/45038-iphone-5s-resiste-a-quedas-e-agua-mas-nao-e-pareo-para-uma-calibre-50.htm

iPad mini com tela Retina é dúvida na linha da Apple

Analistas seguem afirmando que Apple lançará a iPad mini 2 com a tela Retina. Expectativa é que Apple lance o dispositivo em 2013, mas vendas começariam em 2014

iPad mini
Apple
Uma onda de rumores sobre o próximo iPad mini voltou a circular pela internet nesta semana. Analistas ouvidos pelo site CNET voltaram a afirmar que a Apple deve lançar uma versão do tablet com tela Retina ainda neste ano, reforçando especulações anteriores sobre o assunto.

Mas, apesar de poder ser lançado em 2013, o dispositivo com este display só deve começar a ser vendido no ano que vem. Segundo Rhoda Alexander, da IHS iSuppli, os volumes de produção do aparelho sinalizam que o iPad mini com tela Retina só deve chegar às lojas no início de 2014.

Há algumas semanas, a equipe do programa Unbox Therapy divulgou um vídeo no qual compara os supostos iPad 5 e iPad mini 2, que, ao que parece, não conta com nenhuma grande novidade em relação ao seu design. Este fato foi visto pelo pessoal do CNET com desconfiança.

Segundo a avaliação da publicação, a opção de não mudar o design do iPad mini 2 pode ser vista como um indício de modificações “internas”, e uma delas pode ser a tão aguardada tela Retina. Além disso, é esperado que o tablet venha com um processador mais potente.

Além de rumores sobre a tela do dispositivo, há também quem acredite que a segunda geração do iPad mini acompanhará a cartela de cores lançada pela Apple com o iPhone 5s. Ou seja, é possível que o tablet esteja disponível em cinza, branco e também em dourado. Pelo menos é o que dizem imagens publicadas em um site chinês, o DoNews.

De acordo com o site MacGeneration, a Apple deve lançar seus novos tablets no próximo dia 15 de outubro. Já em relação às novidades do iPad de 9,7 polegadas, boatos dão conta de que o tablet poderá ser redesenhado. É possível que o aparelho tenha seu tamanho reduzido e que tenha traços similares aos do iPad mini.

Como era o Google em 1998?

Por Eric Colombo

Reprodução

Hoje o gigante da tecnologia, o Google, comemora os seus 15 anos de existência, e para celebrar o Google disponibilizou um Doodle, com um game, onde o jogador acerta piñatas e tenta atingir a maior pontuação, e o mais legal, um Easter Egg.

Ao realizar um busca no site, digite "google in 1998", e o resultado será uma página do Google a 15 anos atrás, lá nos seus primórdios. Layout, logotipo, mecanismos, todos foram colocados ali, para que recordemos e matemos a saudade do início dessa grandiosa empresa, que esta presente em nossas vidas e que nos auxilia dia após dia. 

Vale lembrar que para conseguir acessar a página do Google em 1998, é necessário alterar as configurações do site, para isso, basta realizar uma busca qualquer no site, ai então, no lado superior direito, clicar em configurações, e em "Idiomas (languages)", deve-se alterar o idioma do site para "English" e pronto, basta buscar "google in 1998" e aproveitar a nostalgia.

HP é a primeira a embutir o Leap Motion no notebook

Divulgação
A empresa por trás do sensor que detecta o movimento das mãos, o Leap Motion, é enfática em apresentar a novidade: “Fique pronto para o próximo passo”. Talvez o HP Envy 17 Leap Motion Special Edition seja realmente o próximo passo dos notebooks.

O notebook da HP, apresentado este mês, tem configuração interessante. Ele tem um processador Intel Haswell i7 (modelo específico ainda não revelado), 8 gigabytes de memória RAM, HD de 1 TB (com espaço interno para mais um HD ou SSD) e uma placa gráfica da Nvidia (modelo também não revelado). A tela tem 17,3 polegadas, sensível ao toque capacitiva e a resolução é 1920 por 1080 pixels.
Divulgação
O sensor Leap Motion vai embutido do lado direito do touchpad. Por uma questão de espaço disponível, ele foi reduzido quase pela metade. Quem comprar o notebook terá as seguintes aplicações instaladas: Boom Ball, Jungle Jumper, Dropchord, Disney Sugar Rush, Jack Lumber e uma aplicaçãoo exclusiva da HP. É claro que será possível instalar mais aplicações pela loja de aplicativos Airspace Store. Veja uma demonstração do que será possível fazer com ele:



O HP Envy 17 Leap Motion SE custará 1050 dólares e as vendas só começam em Outubro, nos Estados Unidos.

Matéria publicada em http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/notebooks/hp-e-a-primeira-a-embutir-o-leap-motion-no-notebook/

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Gráfico: para brasileiros, onde é melhor comprar um iPhone 5s?




Agora que já sabemos quais modelos dos novos iPhones serão homologados pela ANATEL e considerando informações que divulgamos anteriormente sobre preços e data de lançamento, bem como compatibilidade de redes 4G, compilamos o gráfico acima mostrando onde, para nós brasileiros, é melhor comprar um iPhone 5s. Infelizmente o preço nos Estados Unidos é bem atraente, mas os modelos comercializados por lá são incompatíveis com nossas redes LTE e não contarão com garantia em território nacional.

Homem controla perna biônica só com o cérebro

image
Andrew A. Nelles for The Wall Street Journal

Num avanço que pode, futuramente, melhorar a mobilidade de milhares de pessoas amputadas, cientistas anunciaram que um homem de 32 anos conseguiu controlar os movimentos de uma perna artificial motorizada usando apenas seus pensamentos.

Ajudado por sensores que recebem impulsos dos nervos e músculos que antes levavam os sinais cerebrais para o joelho e o tornozelo, agora amputados, o paciente conseguiu subir e descer escadas e rampas, de uma forma bem parecida com a que fazia com a perna natural, seguindo as instruções vindas do cérebro. Um ponto importante: ele conseguiu flexionar o tornozelo da perna artificial, permitindo-lhe um andar quase normal, algo que não é possível com as próteses atuais.

"É [uma mudança da] água para o vinho" entre a perna biônica experimental e a prótese mecânica que ele usa todos os dias, disse Zac Vawter, engenheiro de software de Yelm, no Estado americano de Washington, que perdeu a perna direita num acidente de moto há quatro anos. "Para subir uma escada com a minha prótese normal, a minha perna boa tem que subir primeiro cada degrau", acrescentou. "Com esta, posso subir e descer colocando um pé depois do outro."

Os pesquisadores disseram que Vawter é a primeira pessoa a conseguir controlar uma prótese desse tipo apenas com seus sinais cerebrais. Os dispositivos atuais mais avançados que incluem joelho e tornozelo exigem apertar um botão de controle remoto, digamos, no início de um lance de escadas para balançar a perna e subir o degrau, disse Levi J. Hargrove, pesquisador do Centro de Medicina Biônica do Instituto de Reabilitação de Chicago.

Para Vawter, disse Hargrove, "é tudo intuitivo. Ele pode subir ou descer uma escada com passos normais".

Vazam imagens do novo iPad 5 nas cores cinza espacial e prateado

Não é de hoje que são filtradas imagens de várias carcaças que dizem ser do novo iPad, porém, desta vez a coisa parece real, fotos de alta qualidade, mostrando aquilo que já vimos no iPhone 5S, as cores prata e cinza espacial.

É bastante provável que elas sejam reais, o acabamento muito parecido com o iPad mini, e as cores do novo iPhone, mostram que a Apple está trabalhando para unificar os produtos, para deixá-los com aparência muito parecida, podendo ser identificados como parte de uma família de produtos.

Você compraria um iPad 5 assim?




Particularmente eu gostei muito do design, acho que é o caminho, o iPad mini é bastante lindo, leve, e dá gosto ter um na mão, acredito que o iPad 5 com o mesmo design ficará muito bacana, já era hora da Apple unificar as coisas.

Sobre as cores, a tendência é que o iPad mini 2 também venha em cinza espacial e prata, estranho que não tenhamos a cor dourada / champagne, mas tudo pode acontecer até o dia do lançamento.

Falando em dia do lançamento, como já comentei anteriormente, há grande possibilidade da Apple lançar novos iPads no mês de outubro, tanto iPad 5 quanto iPad mini 2, fique ligado!

Atividade cerebral revela a base da “luz” em experiências de quase morte

atividade-cerebral-luz-experiencia-morte-discovery-noticias

Pode haver uma explicação científica para as vívidas experiências de quase morte, tais como a luz brilhante que algumas pessoas relatam depois de sobreviver a um ataque cardíaco, afirmam cientistas norte-americanos.

Ao que parece, o cérebro continua trabalhando por até 30 segundos depois que o fluxo de sangue é interrompido, segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

No experimento, cientistas da Universidade de Michigan anestesiaram nove ratos de laboratório e os submeteram a uma parada cardíaca induzida.

Nos primeiros 30 segundos depois que seu coração parou, todos os ratos apresentaram um aumento da atividade cerebral, observado em uma série de eletroencefalogramas (EEG) que indicaram estados mentais de alta excitação.

“Ficamos surpresos com os altos níveis de atividade”, comenta George Mashour, professor de anestesiologia e neurocirurgia da Universidade de Michigan.

“Na verdade, perto da morte, muitos sinais elétricos de consciência excederam os níveis do estado de vigília, sugerindo que o cérebro é capaz de manter uma atividade elétrica bem organizada durante a fase inicial da morte clínica”.

Resultados semelhantes em relação à atividade cerebral foram observados em ratos asfixiados, segundo os pesquisadores.

“O estudo confirma que a redução de oxigênio, ou do oxigênio e da glicose, durante uma parada cardíaca pode estimular a atividade cerebral característica do processamento consciente”, explica um dos pesquisadores, Jimo Borjigin. “Ele também fornece o primeiro arcabouço científico para as experiências de quase morte relatadas por muitos sobreviventes de paradas cardíacas”.

Cerca de 20% das pessoas que sobrevivem a uma parada cardíaca relatam ter tido visões durante um período conhecido pelos médicos como “morte clínica”.

Borjigin espera que o estudo “seja a base de futuros estudos em seres humanos, que investiguem as experiências mentais em um cérebro agonizante, incluindo visões de luz durante infartos”.

A ciência tradicional sempre acreditou que o cérebro permanecia inativo durante esse período, e alguns especialistas questionaram o que um estudo realizado com ratos pode realmente revelar sobre o cérebro humano.

“Sabemos se os animais experimentam algum tipo de ‘consciência’ ? A maioria dos filósofos e cientistas ainda não consegue chegar a um acordo sobre o que isso significa em seres humanos, quanto mais em outras espécies”, argumenta David McGonigle, professor da Universidade de Cardiff.

“Embora pesquisas recentes sugiram que os animais possam realmente ter o mesmo tipo de memórias autobiográficas dos humanos – as lembranças que nos localizam em um determinado tempo e lugar – parece improvável que as experiências de quase morte sejam necessariamente semelhantes em outras espécies”.

Anders Sandberg, pesquisador da Universidade de Oxford, descreveu a pesquisa como “simples” e “bem-feita”, mas pediu cautela na interpretação dos resultados .

“A análise dos EEGs revela coisas sobre a atividade cerebral da mesma fora que ouvir o barulho do trânsito nos diz o que está acontecendo na cidade. Certamente é informativa, mas também representa uma média de uma série de interações individuais”, explica.

“Sem dúvida, algumas pessoas podem supor que essa é uma prova de que existe vida após a morte, o que é uma tolice dupla. Experiências de quase morte são, em si, apenas experiências”, pontua. “Mas se alguém acredita nisso, também deve concluir que a vida após a morte também está repleta de ratos de laboratório”.

Samsung copia Apple e lança Galaxy S4 dourado

Galaxy S4 dourado
Divulgação

A Samsung apresentou nos Emirados Árabes Unidos uma versão dourada do seu smartphone topo de linha, o Galaxy S4. O lançamento acontece depois de a empresa rival Apple lançar a opção de cor champanhe de seu novo aparelho, o iPhone 5S.

Apesar da suposta cópia, a empresa sul-coreana apresentou duas opções para o dourado: o “dourado marrom” e o “dourado rosa”. Em ambos os casos, a segunda cor se refere ao acabamento em volta da tela.

A divulgação ocorreu nas redes sociais da marca nos Emirados Árabes. O tuíte apresentava uma foto da versão "dourado rosa" com a frase: "elegância é um toque de ouro".

A Samsung ainda não confirmou se irá distribuir os novos aparelhos em todo mundo. É provável que a versão dourada fique restrita apenas ao Oriente Médio.

Apple libera correção para bug perigoso do iOS 7

O iOS 7.0.2, liberado nesta quinta-feira pela Apple, corrige uma falha que permite que alguém tenha acesso ao iPhone ou iPad sem digitar a senha de desbloqueio

iPhone 5, da Apple, com o sistema iOS 7
Divulgação
A Apple liberou, nesta quinta-feira, uma atualização para o iOS 7, a recém lançada nova edição do sistema operacional do iPhone e do iPad. O principal objetivo é corrigir uma falha grave de segurança. Ela permite que alguém tenha acesso ao dispositivo sem digitar a senha na tela de bloqueio.

A falha foi descoberta poucas horas depois da liberação do iOS 7, na semana passada. Quem primeiro a relatou foi José Rodriguez, um soldado de 36 anos que mora nas Ilhas Canárias e já encontrou outros bugs em produtos da Apple antes.

Bastam alguns toques nos botões certos para uma pessoa mal intencionada ter acesso aos aplicativos no iPhone ou iPad sem usar a senha de desbloqueio. A Apple já havia divulgado que estava trabalhando numa correção para o problema.

Para o caso de você querer proteger seu dispositivo com uma senha na língua de Aristóteles, a atualização de hoje também reintroduz a opção de teclado grego para digitação da senha, que aparentemente estava faltando no iOS 7.

A atualização pode ser feita via rede Wi-Fi (no app Ajustes, toque em Geral e em Atualização de Software). É recomendável manter o carregador de bateria conectado durante a operação. O download tem cerca de 20 megabytes. 

O vídeo abaixo demonstra a falha de segurança no iPhone:

Diga adeus às senhas com letras e números

Eis o problema fundamental das senhas: elas são mais eficazes para proteger uma empresa quando são longas, complicadas e trocadas com frequência. Ou seja, quando é mais difícil para os funcionários decorá-las.

image
Yubico Inc.
Por isso, as firmas de tecnologia estão batalhando para oferecer soluções que sejam, ao mesmo tempo, mais seguras e mais convenientes. Muitos laptops já vêm com leitor de impressões digitais integrado. Os smartphones e outros dispositivos móveis também estão adotando opções biométricas, como reconhecimento facial e de voz.

No ano passado, a Apple Inc. adquiriu a AuthenTec Inc., desenvolvedora de tecnologias para sensores de impressões digitais, e neste mês lançou um novo iPhone com um sensor de impressão digital instalado. A Microsoft anunciou que seu sistema operacional Windows 8.1, que deve ser lançado em outubro, é "otimizado para a biometria baseada em impressões digitais".

Outras empresas, como Google Inc., PayPal Inc. e Lenovo Group Ltd., formaram uma organização conhecida como Aliança Fido (Fast Identity On-line, ou Identidade Rápida On-line), que visa criar padrões para o setor de biometria e outras formas da chamada "autenticação forte".

O Google também está testando um novo tipo de dispositivo, criado pela Yubico Inc., de Palo Alto, na Califórnia. Tal como os tradicionais tokens que geram senhas numéricas aleatórias, já usadas por bancos e outras empresas há anos, os aparelhos da Yubico geram senhas temporárias para serem utilizadas como uma segunda forma de autenticação.

Mas em vez de ter que ler a senha no token e depois digitá-la, o funcionário pode simplesmente introduzir o token numa entrada USB ou encostá-lo num smartphone ou tablet, usando a comunicação de campo próximo (NFC, na sigla em inglês), tecnologia que permite aos dispositivos eletrônicos se comunicarem fazendo contato físico.

O Google está testando os tokens com seus funcionários este ano e pretende oferecê-los aos consumidores em 2014, como uma forma de acessar o Gmail e outras contas do Google com mais segurança. Mayank Upadhyay, diretor de engenharia de segurança do Google, diz que os tokens são fáceis de usar e têm uma criptografia forte.

S400, da Lenovo, é notebook básico, mas com tela touchscreen

Notebook S400, da Lenovo
Divulgação

A Lenovo trouxe para o Brasil um novo modelo de notebook, o S400 Touch. O aparelho tem configurações básicas e pode agradar os consumidores que procuram por um notebook barato, mas que dê conta das tarefas do dia a dia.

Um dos destaques do S400 é a sua tela, que é HD, tem 14 polegadas, além de ser sensível ao toque. Equipado com Windows 8 e webcam HD, o notebook vem com o teclado AccuType, que tem teclas curvas e, segundo a Lenovo, oferece maior conforto e agilidade ao digitar.

Em termos de conectividade, o S400 tem uma saída HDMI, duas portas USB 2.0 e uma porta USB 3.0. Seu processador é um razoável Intel Core i3 de terceira geração, mas vale lembrar que, atualmente, já existem chips mais novos e poderosos da Intel.

Outro ponto favorável ao dispositivo é o seu preço. No Brasil, o notebook pode ser encontrado por 1,8 mil reais.

Imagine jogar GTA V no Super Nintendo

Por Eric Colombo


Reprodução/Youtube
Totalmente redesenhado com um visual bem retro e gráficos em duas dimensões, o canal machinimarespawn, utilizou-se das mesmas cenas dos trailers originais do game recém lançado GTA V, da produtora Rockstar, para criar o trailer de GTA V para Super Nintendo em 16 bits. 



A produção é apenas para entretenimento, porém os amantes de games, amariam ver mais um game para essa grande belezinha.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Apple pode fabricar iPad mini 2 e iPad 5 na cor “Space Gray”

Novas imagens revelam que Apple pode deixar de fabricar iPad mini em preto e chumbo para produzi-lo em “Space Gray”, o novo cinza da empresa

Suposto iPad mini
Nowhereelse

Assim como no iPhone, a Apple pode deixar de fabricar o iPad mini na combinação preto e chumbo para oferecê-lo na cor cinza, que a empresa chama de “Space Gray”. A informação surgiu depois que os franceses do site Nowhereelse publicaram imagens de um suposto tablet e que mostram o dispositivo na nova cor.

O site vai além do iPad mini 2 e especula ainda que a próxima geração do iPad de 9,7 polegadas, o iPad 5, também estará disponível em “Space Gray”.

Vale lembrar que, horas antes do lançamento do iPhone 5S, o Nowhereelse divulgou que o smartphone viria com o sensor Touch ID. E acertaram.

Portanto, apesar de as informações não terem sido confirmadas por fontes oficiais, não devem ser completamente descartadas. A expectativa é que a Apple apresente as duas novas versões dos seus tablets no próximo dia 15 de outubro. 

iPad mini

As novidades que a Apple prepara para o seu novo iPad mini não devem chegar ao seu design. Segundo rumores, a empresa deve optar por deixá-lo com a mesma aparência, concentrando-se em atualizações internas, como a inclusão de um novo processador. Há quem acredita que a maior novidade que o iPad mini 2 trará estará em sua tela, que deve ser a Retina de altíssima resolução.

iPad 5

Já em relação ao tablet de 9,7 polegadas, a expectativa é que ele seja redesenhado. De acordo com especulações que circulam pela internet há algum tempo, o novo iPad terá seu tamanho reduzido, com linhas e curvas similares às do iPad mini.

Uma possível novidade que a Apple deve trazer no display do aparelho é a inclusão de uma película à tela Retina e que, em tese, reduziria os reflexos da tela. Assim, seria mais confortável usar o iPad 5 em ambientes nos quais a incidência da luz do sol é alta.

Pligg substitui telefone fixo e promete economia

Startup brasileira cria produto simples e barato que assume o lugar do telefone fixo e permite economizar na conta

Pligg, adaptador para telefonia via internet
Divulgação
Uma startup gaúcha vem fazendo sucesso com uma solução inovadora para substituir o telefone fixo. Chamado Pligg, o produto combina preço baixo com facilidade de uso. Lançado no início do ano, ele já tem 10 mil usuários, muitos deles em cidades menores, onde outras opções são caras ou inexistentes.

Tecnicamente, o Pligg é similar a outros serviços de VoIP, a telefonia via internet. A inovação está na forma como ele é empacotado e vendido. O produto inclui tanto o serviço como o adaptador para ligação de um telefone comum a um computador (via porta USB).

Ele foi concebido para que o próprio usuário faça a instalação. O pacote custa 119 reais e já inclui 6 meses de ligações ilimitadas para telefones fixos no Brasil e para qualquer número nos Estados Unidos. Depois, o usuário passa a pagar 14,99 reais por mês.

Ligações para celulares brasileiros e para outros países dependem da compra de créditos pré-pagos. Quando faz a ativação do Pligg, o usuário passa a ter um número para receber chamadas.

Para isso, o computador precisa, é claro, ficar ligado e conectado à internet. A Pligg tem um projeto de outro adaptador, que vai se conectar diretamente à rede local de dados, dispensando o computador. Vai ser mais caro que o modelo atual. Por isso, seu lançamento ainda deve demorar um pouco.

Naturalmente, quem tem um smartphone conta com outras opções para fazer ligações baratas ou gratuitas de longa distância, como Skype, Viber e, no caso do iPhone, FaceTime. Paulo Logemann Saraiva, fundador e CEO da Pligg, vê quatro tipos de público para seu serviço.

O primeiro são residências da classe C, que são 60% da clientela. “Meu maior concorrente, nesse segmento, é a NET, mas eles cobram 39,90 por mês pelo NET Fone. E muitos dos nossos clientes estão em cidades do interior aonde a NET não chega”, disse ele a EXAME.com.

O segundo público-alvo são as pequenas empresas como farmácias, pizzarias e lojas. O terceiro são brasileiros que moram no exterior ou viajam muito. “Na semana que vem, vamos começar a vender o Pligg nos free shops dos aeroportos”, diz Saraiva.

Por fim, ele enxerga, como potenciais clientes, 4 milhões de residências na zona rural e em cidades com menos de 20 mil habitantes que não têm telefone. Para as grandes operadoras, esse é um nicho do mercado. Para a Pligg, é um público enorme.

“O serviço exige apenas 28 Kbps de banda. Temos um cliente que é cacique de uma aldeia indígena na Bahia. A aldeia tem acesso à internet via rádio, mas não tem telefone. Então, ele usa o Pligg”, conta Saraiva.

A inspiração para a criação do Pligg veio do magicJack, produto similar que já teve mais de 10 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos. Saraiva conta que levou dois anos para implantar o negócio. Ele tem como sócio investidor João Cox, que já foi presidente da Claro.

“Passei três meses na China e cheguei a falar com 50 fabricantes até encontrar um que pudesse produzir o Pligg. Tivemos a consultoria de uma empresa do Leste Europeu”, diz. Uma das etapas mais demoradas foi obter licenças da Anatel para o adaptador e os serviços de telecom.

Isso levou cerca de um ano. A Pligg também investiu no design do aparelho. “O magicJack tem aparência um pouco tosca. Queríamos algo mais atraente. E até ganhamos um prêmio de design com o Pligg”, diz Saraiva.

Com sede em Porto Alegre, a Pligg tem apenas dez funcionários. “Call center, fabricação, logística -- é tudo terceirizado. O que fazemos é gerenciar as relações com fornecedores. Podemos aumentar nossa base de clientes de 10 mil para 100 mil com os mesmos dez funcionários”, afirma Saraiva.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Android tem recurso para bloquear aparelhos à distância

A funcionalidade foi adicionada nesta terça-feira ao Android Device Manager, serviço do Google para rastrear dispositivos roubados ou desparecidos

Smartphone com o logo do Android
Flickr.com/intelfreepress
Donos de smartphones Android podem agora bloquear com senha – e à distância – um aparelho perdido.

A funcionalidade foi adicionada nesta terça-feira ao Android Device Manager, serviço do Google para rastrear dispositivos roubados ou desparecidos.

O recurso chega para fazer companhia aos já existentes “Ring” (tocar) e “Erase” (apagar dados), e torna a ferramenta padrão de localização de aparelhos Android mais completa.

Para usá-la, na interface do Device Manager, clique em “Lock” e defina a senha que passará a ser usada para liberar a tela de bloqueio.

A função para travar a tela do smartphone ou tablet deve ser de grande utilidade para quem não utiliza nenhuma forma especial para bloquear o aparelho – código PIN ou desenho, por exemplo. Mas, mesmo para quem já usa, ela pode ser recomendável, porque pode acabar com as chances de um ladrão mesmo se ele tiver visto e decorado a senha antiga.

A sequência de números, vale mencionar, será aplicada assim que o smartphone ou tablet se conectar a uma rede de dados. Isso porque o sistema de localização do Google depende de redes Wi-Fi, 2G ou 3G para funcionar.

A precisão na hora de encontrar o dispositivo, no entanto, é bem satisfatória, e as funções executáveis à distância tornam o Device Manager uma boa solução para encontrar um Android desaparecido.