quinta-feira, 27 de junho de 2013

Em 2018 serão baixados 4,3 bi de apps para carros conectados

Isso representa um crescimento exponencial quando comparado com os 12 milhões de downloads registrados no ano passado, segundo estimativa da ABI Research

Lanterna de um carro

Existe um novo mercado para aplicativos móveis: os chamados "carros conectados", ou seja, automóveis com sistema de entretenimento de bordo e conexão à Internet. De acordo com um recente estudo publicado pela ABI Research, o volume mundial de download de apps para carros conectados subirá de 12 milhões em 2012 para 4,3 bilhões em 2018.

Por enquanto, trata-se de um mercado em aberto no que diz respeito tanto a sistema operacional quanto a provedores de conteúdo. A Ford, com o sistema Sync, e a GM, com o OnStar, são citadas pela ABI como as montadoras que mais têm apostado em entretenimento de bordo como um diferencial competitivo.
Não está claro ainda se o modelo dominante nos carros será algum OS proprietário ou se serão aproveitados os existentes em telefones, como Android e iOS, facilitando a integração com os smartphones dos motoristas. No Mobile World Congress deste ano, em Barcelona, a Volvo apresentou um carro com sistema operacional Android.
Paralelamente, a ABI prevê um crescimento significativo de carros com Bluetooth, o que facilita a conexão do rádio com o smartphone do motorista, permitindo o acesso a apps de música, como Pandora, Rdio, TuneIn Radio, Deezer etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário