sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quer dar uma volta com a mochila do Google Street View?

Google lança projeto no qual permitirá que outras entidades usem seus equipamentos fotográficos para a captura de imagens panorâmicas para o Maps

Homem anda pelo Havaí com a Street View Trecker, equipamento fotográfico do Google

Pela primeira vez na história do serviço de mapas Google Maps, o Google anunciou um programa para que organizações de fora da empresa usem seus equipamentos fotográficos para registrar imagens em 360 graus de diferentes locais. “Queremos que vocês nos ajudem a tornar o Maps ainda mais abrangente e útil para todos”, disse Deanna Yick, gerente do Street View.

A ideia da empresa é que agências relacionadas ao turismo, organizações não governamentais e qualquer outra entidade participem da ação e ajudem no compartilhamento dos locais que conhecem bem. Já existe, inclusive, uma primeira participante do programa, a Hawaii Visitors and Convention Bureau (HVCB).
Uma equipe do Google desembarcou no arquipélago americano para treinar uma equipe da instituição na operação do chamado Street View Trecker, a mochila que conta com câmeras no topo. Controlado através de um dispositivo com Android, o equipamento tem 15 lentes, posicionadas em diferentes ângulos, e que auxiliam na montagem das imagens panorâmicas.
De início, o pessoal do HVCB irá trabalhar junto com a equipe do Street View na escolha das trilhas da ilha principal que serão fotografados. Depois disso, seguirão para coletar imagens em outras cidades e ilhas do estado. “Trabalhando em parceria com a entidade, vamos conseguir trazer estes locais de forma muito mais rápida que trabalhando sozinhos”, explicou Deena.
Segundo o Google, aqueles que tiverem interesse em participar da ação já podem secadastrar. O projeto ainda está em fase piloto, mas a expectativa é que, em alguns meses, ele esteja disponível para as organizações selecionadas pela empresa.
Nesta semana, o Google divulgou um vídeo (em inglês) no qual mostrou os bastidores da captura das imagens do prédio mais alto do planeta, o Burj Khalifa em Dubai. As fotos, registradas com o Street View Trecker, vão integrar o Google Maps e mostram o edifício em detalhes, tanto internos quanto externos. Veja abaixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário