terça-feira, 15 de outubro de 2013

O processador A7X no iPad 5 poderá significar o passo definitivo para a era post-PC

[opinião] O processador A7X no iPad 5 poderá significar o passo definitivo para a era post-PC

Com o mercado dos computadores em baixa e o mercado dos tablets crescendo a cada dia, os usuários estão aguardando um dispositivo que realmente lhes entregue a capacidade de processamento que exigem, eis que agora com o processador A7X da Apple, os tablets poderão de vez por todas igualar-se em capacidade de processamento aos computadores de mesa.

O processador A7X, visto por primeira vez no iPhone 5S lançado no mês passado, possui uma arquitetura de 64-bits e amplia a possibilidade de desenvolvimento de aplicativos, que agora poderão competir lado-a-lado com os PCs.
Como o processador A7X mudaria tudo?

Um dos pontos mais fortes do iPhone 5S é a possibilidade de processamento em 64-bits, algo nunca visto antes em um dispositivo móvel, para quem gosta de números, ele roda um ARMv8 dual-core de 1.3 Ghz, e vem se demonstrando praticamente imbatível nos testes de comparação com seus concorrentes e antecessores.

Se o iPad 5 virá equipado ou não com esse processador não podemos afirmar, mas é bastante provável e isso decretaria um declínio ainda maior na venda de computadores, que passarão a não ter mais o processamento como principal argumento de vendas.

iPad

Além de maior processamento, o A7X poderá fornecer melhores gráficos e este GPU é o ponto chave no novo iPad 5, com possibilidade de processar mais imagens ao mesmo tempo, o iPad 5 ganhará em performance para aplicativos complexos como os de edição de vídeo e jogos.

Acredito que a chegada do processador de 64-bits nos iPads não será uma mudança de futuro para o iPad, mas algo que está acontecendo já no presente e o deixa um passo à frente de qualquer concorrente.

Agora você certamente estará se perguntando, que mudanças reais a arquitetura 64-bits oferece para o usuário, não é mesmo?

Se você acompanhou o lançamento do iPhone 5S certamente já sabe que não se trata de uma simples melhora de processamento, o uso desse tipo de arquitetura possibilita os dispositivos utilizarem mais de 4GB de RAM, os horizontes se ampliam grandemente com estas possibilidades.

Teremos 4GB de RAM no iPad 5? Não podemos afirmar, é pouco provável que já nessa edição o iPad venha com tanta RAM, seria um salto muito grande em relação ao modelo iPad 4, porém, esse processador de 64-bits permite que ele processe mais operações ao mesmo tempo, como animações com grande fluidez, multitarefas mais poderoso e leve, e rode aplicativos que exigem mais do CPU e GPU.

iPad-mini

O que poderemos presenciar é um aplicativo como o iMovie processando vídeos em FULL HD, ou uma versão cada vez mais poderosa do aplicativo Photoshop, cada vez mais próximas das versões para computadores de mesa.

Além disso, o iOS 7 já poderá tirar maior proveito desse tipo de processador, e temos visto que muitos desenvolvedores já estão criando produtos fantásticos exclusivamente para o iPhone 5S, que está equipado com o A7X.
Considerações Finais

Me faz refletir sobre o futuro próximo dos computadores de mesa, os dados das vendas atuais mostram que eles vem em declínio há tempos, desde a incorporação dos tablets no mercado, mas agora com esse salto de qualidade no processamento do iPad, possivelmente menos usuários consumidores de mídia sentirão a necessidade de um computador, passando a usar exclusivamente os tablets.

Tudo bem, muitos usuários ainda resistem a aceitar a mudança, o iPad possui uma tela pequena (10 ou 7 polegadas), não possui teclado, sua memória ainda é limitada a até um máximo de 128 GB, porém, estamos presenciando uma nova era, com um possível iPad 5 ganhando autonomia e não perdendo em bateria, nem ganhando tamanho, muito pelo contrário, o iPad 5 deverá ser ainda mais fino e mais leve.

O processador A7X no iPad 5 poderá abrir portas para aplicativos mais complexos e que possam conquistar os usuários que ainda resistem a trocar o computador pelo tablet.

Como novidade extra, a Microsoft confirmou que em breve estará disponível o Microsoft Office para iPads, isso poderá ajudar ainda mais a afundar o mercado dos computadores de mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário