quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sistema Android vai invadir os carros da Hyundai, Kia e Tesla Motors

Kia e Hyundai pretendem integrar a Google Play aos painéis de seus carros futuros; os veículos da Tesla Motors terão o Google Chrome como navegador

Sistema Android vai invadir os carros da Hyundai, Kia e Tesla Motors
Reprodução/AutoEvolution
Carros equipados com mecanismos de navegação integrados com o sistema Android. Esse é o futuro prometido pelas montadoras Hyundai, Kia e Tesla Motors. Conforme publicado pelo site Ubergizmo logo nesta semana, modelos futuros de carros da Kia e da Hyundai vão finalmente adotar a plataforma desenvolvida pela Google. Poucos detalhes foram até o momento revelados, mas parece que ambas as companhias pretendem prover aos motoristas acesso à Google Play.

Quanto à Tesla Motors, e agora de acordo com vídeo publicado pelo canal Horst Lüning, além do suporte ao sistema Android, o navegador Google Chrome deverá chegar aos painéis de 17 polegadas dos carros elétricos. Conforme esclarece Elon Musk, CEO da Tesla Motors, desenvolvedores poderão criar apps específicos aos motoristas. O executivo não falou sobre datas de lançamento e também não especificou quais recursos estarão de fato disponíveis neste futuro sistema.

Possibilidades

Diversas especulações têm sido feitas sobre a invasão do sistema Android em carros. Não se sabe ao certo o que este OS será capaz de fazer quando integrado aos painéis de automóveis. Contudo, podemos certamente esperar relações ainda mais estreitas entre motoristas e internet. Conexão Wi-Fi, acesso à loja de aplicativos da Google, navegação via Chrome e apps específicos a quem dirige são possibilidades reais desta esperada implantação do sistema de navegação Android em veículos.

Mas os motoristas não podem acabar se distraindo em pleno trânsito? É claro que a execução de um vídeo do YouTube ou até mesmo uma rápida conferida no Facebook são ações capazes de gerar efeitos catastróficos. Haverá algum tipo de sistema de segurança integrado a essas novas interfaces?

Nenhum comentário:

Postar um comentário