sexta-feira, 18 de outubro de 2013

IsoHunt, site de downloads, encerrará suas atividades

Batalha judicial entre Gary Fung, fundador do site, e estúdios americanos chegou ao fim após de 7 anos. Decisão multou Fung em 110 milhões de dólares

Homens seguram notebooks
Patrick Lux/Getty Images
Depois de sete anos de uma batalha judicial contra os maiores estúdios do mundo, o site de compartilhamento de arquivos IsoHunt irá encerrar suas atividades. A notícia foi dada por seu fundador, o canadense Gary Fung, em um post publicado nesta semana em seu blog.

“É triste ver meu bebê partir”, disse Fung na abertura de sua nota de despedida. O canadense segue explicando que foi fiel ao seu site ao longo dos dez anos de existência e que lutou “uma boa briga” para mantê-lo em funcionamento. “Fiz o possível para promover os benefícios sociais do compartilhamento de arquivos, mas é hora de buscar novas ideias de software.”

De acordo com a rede britânica BBC, a decisão de Fung foi baseada em uma recente sentença judicial da corte da Califórnia (EUA) que considerou que seu site infringe os direitos autorais. A disputa entre Fung e a poderosa Associação Cinematográfica dos Estados Unidos (MPAA - Motion Pictures Association of America), entidade que reúne os maiores estúdios do mundo, durou mais de sete anos e foi encerrada depois que o fundador do IsoHunt aceitou um acordo.

Como resultado, o canadense terá de arcar com uma multa de 110 milhões de dólares a serem pagos a esta associação. A justiça americana, contudo, reconhece que ele não teria possibilidade de pagar o total do montante, portanto, explicou a BBC, é possível que a MPAA receba apenas entre 2 e 4 milhões de dólares.

IsoHunt

O site foi lançado nos idos de 2003 e conta com mais de 50 milhões de usuários ativos por mês. Hoje, o IsoHunt é um dos maiores buscadores de arquivos em protocolo BitTorrent no mundo e oferece mais 13 milhões de filmes, livros e outros tipos de conteúdo disponíveis para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário