sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PlayStation 4 investido em 10 anos compra até um Honda Civic

Se valor do PS4 tivesse sido investido em ações da CCR há exatos 10 anos, rendimento seria de 70 mil reais; veja quanto o console renderia em outras aplicações

Pessoas tiram fotos do PlayStation 4 e seus controles no lançamento do console em 11 de junho de 2013, em Los Angeles, na Califórnia
Kevork Djansezian/Getty Images
O preço de lançamento do PlayStation 4 no Brasil tem causado certa polêmica. O comentário geral é de que, com os 3.999 reais do console, seria possível ir até os Estados Unidos para comprá-lo e voltar. Mas, é possível ir ainda mais longe se você pensar quanto este valor renderia se fosse investido em algumas aplicações financeiras.

A seguir estão algumas simulações sobre quanto você ganharia resistindo à tentação e investindo esse dinheiro por dois anos em diferentes aplicações. Como não é possível prever os rendimentos futuros, foram consideradas as taxas atuais ou rendimentos passados nos cálculos. Por isso, apesar de a simulação ilustrar quanto você poderia ganhar, os rendimentos reais podem ser muito maiores ou menores.

No limite, se o valor do videogame tivesse sido investido nas ações da CCR há exatos 10 anos, hoje o investidor teria lucrado 2.064% e teria em mãos 74.149 reais. Quantia suficiente para você comprar 18 PS4 e distribuí-los entre os jogadores do seu time de futebol do fim de semana - incluindo alguns reservas -, ou o suficiente para comprar um Honda Civic, de 70 mil reais, e ainda fazer uma viagem internacional. Confira.

PlayStation 4 na poupança

Rendimento em dois anos: 562 reais

Com a Selic a 9,5%, a remuneração da poupança é a mesma da regra antiga: 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR). Como a TR tem variações diárias, vamos considerar uma TR de 0,05%, já que, com a alta da Selic, a taxa tem ficado acima de zero, mas ainda está baixa, variando entre 0,01% e 0,09%. O rendimento seria, portanto, de 0,55% ao mês ou de 14,07% em 24 meses. Isso significa que investindo os 3.999 reais do PS4, o retorno seria de 562 reais, e o investidor teria em mãos 4.561 reais ao final do período.

A poupança conta com as vantagens de ser isenta de Imposto de Renda e permitir o resgate do dinheiro a qualquer momento. Mas, em termos de rentabilidade, ela perde de outras aplicações em renda fixa. E vale ressaltar também que a taxa Selic está em alta agora. Se ela voltar a cair – o que é possível, mas não é esperado pelo mercado para um futuro próximo – e ficar menor ou igual a 8,5%, seu rendimento volta a ser de 70% da Selic mais a TR, o que deixaria o rendimento ainda menor. 

PlayStation 4 em CDB

Rendimento em dois anos em CDBs de bancos grandes: 516 reais
Rendimento em dois anos em CDBs de bancos médios: 714 reais

Os CDBs de bancos grandes costumam ter remunerações menores que os de bancos médios quando são investidas pequenas quantias. Considerando um CDB pós-fixado, com prazo de dois anos, que pague um percentual de 80% do CDI (taxa próxima à Selic, que referencia o rendimento dos CDBs pós-fixados), o rendimento do PlayStation 4 seria de 12,90% ou de 516 reais, já descontado o imposto de renda, totalizando 4.515 reais. 

Mas, se o investidor for mais arrojado, e quiser investir em bancos médios, podemos simular com uma remuneração de 108% do CDI, que é exatamente o retorno oferecido pelo CDB de dois anos do Banco Sofisa, por exemplo. Neste caso, o CDB já seria uma opção mais rentável que a poupança. O rendimento, líquido de IR, seria de 714 reais, somando 4.713 reais ao final do período.

Antes de investir em um banco médio, no entanto, é recomendável entender quais seus riscos e fazer uma pesquisa sobre as remunerações oferecidas em cada banco. 

PlayStation 4 em fundos de renda fixa

Rendimento em dois anos: 877 reais

Segundo o relatório diário de rendimentos dos fundos de investimentos da Anbima, nos últimos 30 dias os fundos de renda fixa renderam 0,83%. Considerando este rendimento, em dois anos, o investidor teria um retorno de 21,94%, ou de 877 reais, totalizando 4.876 reais.

Os dados da Anbima representam o rendimento médio dos fundos disponíveis no mercado, já com o desconto das taxas de administração. Mas, dependendo da taxa do fundo, o rendimento poderia ser bem menor. Se você optar por investir em um fundo destes, pesquise as taxas. Especialistas recomendam o investimento em instituições que cobrem taxas inferiores a 1% ao ano. 

PlayStation 4 em ações

Rendimento em dois anos em ações da CCR: 2.607 reais
Rendimento em 10 anos em ações da CCR: 82.529 reais
Rendimento em dois anos no Ibovespa: 23 reais
Rendimento em 10 anos no Ibovespa: 119 reais

Esta é a mais complicada das simulações, uma vez que uma ação pode render mais de 50% em dois anos, como pode se desvalorizar quase 100%, como é o caso da OGX. Além disso, rendimento passado não é garantia de retornos futuros.

Deixando claro que isto é uma mera simulação, vamos tomar como exemplo uma ação que teve um bom rendimento nos últimos anos, a CCR. Nos últimos dois anos (de 18/10/2011 a 17/10/2013), a ação rendeu 54,21%. Considerando este rendimento, os 3.999 reais teriam se tornado 6.166 reais, um retorno de 2.617 reais.

Se o investimento for feito em corretoras que cobram por operação, a taxa de corretagem pode ser inferior a dois reais. O que pode pesar é a taxa de custódia, que pode chegar a ser de 10 reais por mês, mas o investidor que não tem urgência no resgate do valor pode pedir para a ação ficar guardada no agente custodiante, para que ela não fique custodiada na bolsa e não seja cobrada a taxa. Subtraindo apenas uma taxa de corretagem de 10 reais, seriam 2.607 reais. 

Mas, caso o investidor faça a lição de casa e invista no longo prazo, a valorização pode ser muito maior. Se o investidor tivesse aplicado na CCR há dez anos (do dia 18/10/2003 até 17/10/2013), o rendimento teria sido de 2.064%. Considerando esta rentabilidade, o valor do PlayStation geraria um rendimento de 82.539 reais. Descontada a taxa de corretagem, seriam 82.529 reais, ou um total de 86.538 reais ao final do investimento. 

Como o valor é superior a 20 mil reais, caso o investidor resgatasse todo o montante de uma só vez, ele teria que pagar o imposto de renda sobre o rendimento (descontada a taxa de corretagem) de 82.529. Para um prazo de 10 anos, a alíquota de IR incidente é de 15%. Assim, o rendimento líquido de IR seria de 70.150 reais e no total o investidor teria 74.149 reais. 

Este valor equivalente a 18 PlayStations 4, ou o suficiente para comprar um Honda Civic zero quilômetro 1.8 automático - que custa 69.712 reais, segundo a tabela Fipe - e ainda ter mais de 4 mil reais na mão para comprar o videogame e alguns jogos.

Mas, para fazer uma simulação mais realista, vamos usar como exemplo o desempenho do Ibovespa nos últimos dois anos, já que este é o principal índice de referência do desempenho do mercado acionário brasileiro. O rendimento do índice nos últimos dois anos foi de 0,59%. Ou seja, ao final de dois anos o PlayStation renderia apenas 23,59 reais, totalizando 4.022 reais. E em 10 anos a situação não muda muito, a valorização do Ibovespa no período é de pífios 2,99%. Ou seja, o rendimento seria de 119 reais, totalizando 4.118 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário