sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Samsung pode lançar concorrente do Google Glass em 2014

Uma patente registrada na Coreia do Sul revelou que a Samsung teria planos de anunciar o suposto Gear Glass já no ano que vem

Mulher usa Google Glass
Antonio Zugaldia/Flickr
Foi revelada nesta semana uma patente registrada em outubro pela Samsung de um dispositivo muito similar ao Google Glass, os óculos de realidade aumentada do Google. O documento foi divulgado pela primeira vez pelo jornal Korea Real Time, braço coreano do jornal The Wall Street Journal.

A patente mostra um par de óculos em estilo esportivo, apesar de o seu design ser similar ao produto desenvolvido pelo Google. De acordo com o documento, os óculos contam com fones de ouvido integrados.

Assim, segue a empresa, o usuário poderá atender ligações e ouvir música enquanto pratica exercícios físicos, por exemplo. Na pequena tela que ficaria localizada próxima à lente dos óculos, como no Glass, serão exibidas notificações provenientes do smartphone da pessoa. 

Apesar de a notícia da patente ter vindo à tona apenas nesta semana, há quem aposte nesta ideia desde o início do mês. O blogueiro de tecnologia Eldar Murtazin, por exemplo, conhecido por ter um bom acervo de fontes dentro da Samsung, é um deles.

No último dia 7 de outubro, Murtazin divulgou um tuíte no qual dizia que a empresa está desenvolvendo um produto similar ao Google Glass e que pode vir a se chamar Gear Glass. Ainda de acordo com ele, o gadget poderá ser revelado entre abril e maio de 2014.

Se estes rumores se confirmarem, será possível verificar que a Samsung está mesmo de olho na categoria de “computação para vestir”. Estes óculos passarão então a fazer companhia ao recém-lançado Galaxy Gear, relógio inteligente revelado pela empresa há alguns meses.

Óculos de realidade aumentada

Além do Google e dos rumores que cercam a Samsung, é possível que a Microsoft lance um modelo de gadget como este. Nesta semana, vieram à tona boatos de que a empresa já testa óculos de realidade aumentada e que pode lançá-los no ano que vem.

O pioneiro Google Glass começou a ser disponibilizado para um grupo seleto de desenvolvedores no início do ano. Ao que tudo indica, o dispositivo estará pronto para ser comercializado ao público geral também em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário