segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rio de Janeiro integra Bilhete Único a smartphones.

Reprodução
O sistema de bilhete único do Rio de Janeiro, que integra ônibus, trens e barcas, passará por um teste ao longo dos próximos três meses com a tecnologia NFC (Near Field Communications). Cerca de 200 funcionários das empresas envolvidas no projeto receberam smartphones do modelo Razr D3, da Motorola Mobility, com um aplicativo da Riocard TI, companhia responsável pela solução tecnológica de bilhete único na cidade.

O smartphone fará às vezes do cartão Riocard, podendo ser usado para passar na roleta dos ônibus, trens e barcas. Participam do projeto as quatro maiores operadoras móveis que atuam no Rio (Claro, Oi, TIM e Vivo), a Motorola Mobility, a Gemalto, a RioCard TI e a GSM Association (GSMA).

A comunicação entre o smartphone e o validador da catraca é feita via NFC graças a uma aplicação chamada Mifare4Mobile gravada no SIMcard do telefone. Mifare é o padrão atual de comunicação por aproximação usado nos cartões da Riocard. Na prática, a aplicação instalada no SIMcard faz a ponte entre a antena NFC do telefone e o validador presente nos meios de transporte.

Desta maneira, não é necessário trocar as máquinas usadas hoje nas catracas. Porém, em caso de um lançamento comercial, o SIMcard dos usuários precisaria ser trocado por uma versão que tenha essa aplicação Mifare4Mobile já instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário