sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A verdadeira identidade de Siri, a assistente da Apple

Rede de notícias CNN investigou o assunto e descobriu quem é o nome por trás da voz da famosa assistente virtual da Apple: a atriz Susan Bennett

Susan Bennett, a voz por trás de Siri, assistente da Apple
Reprodução

Desde a sua estreia no iPhone 4S, em 2011, a assistente de voz da Apple já aprendeu algumas palavras em português, foi banida da IBM, além de ter se revelado brincalhona e por vezes malcriada.

Diariamente, milhões de pessoas interagem com Siri em busca de informações, mas nenhuma delas sequer imagina que, por trás daquela voz está uma atriz americana chamada Susan Bennett.

Na sombra do anonimato há cerca de oito anos, quando começou a gravar o áudio que seria usado pela Apple na assistente de voz, Susan finalmente resolveu revelar sua identidade secreta à equipe da rede americana CNN.

Susan presta serviços para dezenas de empresas mundo afora e, de acordo com ela, sua voz está presente no dia a dia de milhões de pessoas que usam GPS, por exemplo. Com frequência, explicou, realiza trabalhos para empresas que não revelam exatamente para quê usarão as gravações.

Ao que tudo indica, este foi o caso da Apple. Susan só descobriu o propósito do trabalho realizado anos antes, em 2005, quando um amigo lhe escreveu um e-mail na época do lançamento do iPhone 4S, em 2011, depois de reconhecer a voz da atriz na Siri. Desconfiada, Susan resolveu então acessar o site da Apple para conferir se, de fato, a voz de Siri era sua. E, para sua surpresa, era.

A Apple, para variar, não se manifestou sobre o assunto. Então, para ter certeza de que é a voz de Susan que dá vida à assistente, a CNN entrou em contato com profissionais da área solicitou que um perito em áudio analisasse as vozes. Absolutamente todos concordaram que sim, Susan é Siri.

O vídeo abaixo, em inglês e sem legenda, mostra uma entrevista concedida por Susan à CNN e na qual a atriz interage diretamente com Siri. Alerta: por conta do seu formato, é posível que o vídeo não seja reproduzido em alguns dispositivos móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário