sexta-feira, 16 de maio de 2014

Contra Moto E, Microsoft anuncia Nokia Lumia 630 por R$ 699

A Microsoft anuncia a chegada ao Brasil de três novos smartphones Nokia Lumia, incluindo um modelo de baixo custo com TV digital e suporte a duas operadoras

Divulgação
TV digital, dois chips de operadoras, tela de mais de 4 polegadas e preço abaixo de 700 reais – essas parecem ser as características do smartphone que uma ampla parcela da população brasileira deseja.

Com smartphones populares que atendem a essas características, os fabricantes tentam conquistar quem tem plano de serviço pré-pago e não está disposto a pagar o preço de um aparelho avançado. 

Nesta semana, a disputa por essa faixa do mercado se acirrou. Depois da Motorola, que lançou seu Moto E, e da Sony, que reduziu o preço do Xperia E1, a Microsoft anunciou a chegada ao Brasil do Nokia Lumia 630, seu novo modelo de baixo custo. 

Em sua unidade de Manaus, a Nokia (agora Microsoft Mobile) desenvolveu os recurso de TV digital e suporte a dois cartões SIM que o brasileiro de classe média tanto deseja. 

Há uma versão para dois chips à venda na Índia, mas o recurso de TV será, por enquanto, exclusivo para o Brasil. “O consumo de TV é maior no Brasil que em outros países da América Latina”, justifica Cristian Capelli, diretor para a América Latina da área de dispositivos inteligentes da Microsoft.

“Em cidades como São Paulo, há pessoas que passam muito tempo no transporte público e podem aproveitar o recurso de TV”, prossegue ele. O Lumia 630 ainda tem rádio FM integrado, item também presente no Moto E. 

Esses smartphones simples não têm câmera frontal. E a traseira é muito básica. Tanto no Moto E como no Lumia 630, o sensor é de 5 megapixels. No Xperia E1, é de apenas 3 megapixels.

O Lumia 630 vai custar 699 reais, contra 599 reais do Moto E e 549 reais do Xperia E1. Mas o Lumia 630 tem tela de 4,5 polegadas, maior que a dos rivais, e processador mais potente que o deles. 

O Lumia 630 ainda terá uma versão para um único chip de operadora, que será vendida pela Claro por 549 reais.

Lumia 930

No evento em que apresentou o Lumia 630, em São Paulo, a Microsoft anunciou a chegada de mais dois modelos ao mercado brasileiro. Ambos começarão a ser vendidos no terceiro trimestre do ano e não tiveram seus preços divulgados.

O Lumia 635 será similar ao 630, mas com conexão 4G (a do 630 é 3G). Já o Lumia 930 será o novo modelo de topo de linha da Nokia. Tem tela de full HD de 5 polegadas e câmera principal de 20 megapixels (além de uma câmera frontal, é claro).

Como outros smartphones avançados, o Lumia 930 não tem TV. Quando questionados sobre o porquê disso, os executivos da Microsoft dão a entender que esse recurso não é tão desejado pelo consumidor desses aparelhos.

“TV é uma oportunidade que identificamos num segmento específico do mercado”, diz Capelli.

Windows Phone 8.1

Esses três novos smartphones serão os primeiros com o sistema operacional Windows Phone 8.1. Mas uma das novidades mais esperadas dessa versão do sistema, a assistente falante Cortana, não estará neles. 

Ela será liberada, no início, apenas nos Estados Unidos. “Ainda não sei quando teremos a Cortana em português. Mas estou pressionando para que seja em 2015”, diz Capelli.

Outro item ausente do mercado brasileiro são os smartphones Nokia X, com o sistema Android. Mas Capelli diz eles virão em algum momento: “Temos planos para vender a linha Nokia X em toda a América Latina.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário