terça-feira, 27 de maio de 2014

Hackers sequestram iPhones e pedem fiança de até 100 dólares

Na Austrália, hackers estão sequestrando iPhones, iPads e Macs para cobrar resgates que podem chegar a 100 dólares

Justin Sullivan/ Getty Images
Hackers estão sequestrando iPhones, iPad e outros dispositivos fabricados pela Apple na Austrália. Em troca do controle dos gadgets, eles têm pedido quantias que podem chegar 100 dólares.

Segundo as vítimas dos sequestros, uma mensagem informando que seu smartphone, tablet ou computador havia sido hackeado foi enviada a seus dispositivos.

Junto do recado, vinha a cobrança de um resgate que deveria ser pago por meio do PayPal.

"Meu telefone e meu iPad foram hackeados durante a noite, uma mensagem na tela diz 'seu dispositivo foi hackeado por Oleg Pliss'", afirmou no Twitter a usuária Eva Goes.

Oleg Pliss

Buscas na internet mostram que Oleg Pliss é o nome de um engenheiro da Oracle e de um executivo de banco ucraniano - entre outras pessoas.

Entretanto, acredita-se que o nome tenha sido escolhido pelo hacker por ser incomum.

Procurada, a PayPal informou que não tem como rastrear o responsável pela conta que tem recebido os depósitos - nem como devolver o dinheiro às vítimas.

A Apple recomenda que os usuários reforcem a segurança de seus gadgets por meio de recursos como a adoção de senhas e a verificação de duas etapas.

Senhas

"É bem possível que isso esteja sendo causado pela exploração de senhas repetidas", afimou em entrevista ao jornal The Age, Troy Hunt, especialista na área de segurança em tecnologia.
Nos últimos meses, alguns gigantes da internet pediram a seus usuários que trocassem suas senhas por diversos motivos. Facebook, Google e eBay são alguns deles. 

Entretanto, esta é a primeira vez que um número considerável de usuários tem seus iPhones, iPads e Macs invadidos por hackers.

Matéria publicada em http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/hackers-sequestram-iphones-e-pedem-fianca-de-ate-100-dolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário