segunda-feira, 26 de maio de 2014

Apple pode apresentar sistema para casas conectadas em junho

Reprodução
A Apple pode apresentar uma nova plataforma para automação doméstica no dia 2 de junho, quando a empresa realiza a WWDC, sua conferência anual com desenvolvedores. O evento deverá mostrar novos softwares que permitirão que o iPhone controle a iluminação, os sistemas de segurança e outras aplicações de uma casa inteligente.

Segundo o Financial Times, a empresa permitirá que outras empresas lancem produtos voltados para estes recursos domésticos do iPhone, mas irá impor limitações de privacidade e testes de qualidade, como acontece no programa “Made for iPhone”.

Não há muitos detalhes sobre o que seria possível realizar com o sistema, mas uma possibilidade citada pela publicação é, por exemplo, ligar as luzes de casa assim que o usuário passar pela porta. A casa reconheceria um iPhone pareado e realiza as ações de forma automática.

A notícia não cita exatamente como a casa interagiria com o celular. Especula-se que o novo iPhone terá NFC, o que poderia ser uma forma de sincronizar o smartphone com a casa, mas isso deixaria de fora toda a população que tem um iPhone 5s ou mais antigo. Outra possibilidade mais simples seria a utilização de Wi-Fi.

A expansão do iOS para além dos celulares e tablets começou no início deste ano, quando a empresa anunciou o CarPlay, uma forma de integrar o sistema aos automóveis. Caso se confirme, a Apple estaria entrando em um território do Google, que comprou a Nest e seus termostatos e sensores de fumaça inteligentes, além de outras gigantes de tecnologia, como LG e Samsung, que já estão investindo em geladeiras e lavadoras “smart”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário