quinta-feira, 22 de maio de 2014

Foto revela tentativa frustrada de relógio da Apple nos anos 80

Reprodução
Hartmut Esslinger, designer da Apple na década de 1980, publicou esta semana o livro "Keep it Simple", que remete à época em que trabalhava para a maçã. Nele, há fotos e desenhos dos produtos que ajudou a desenvolver, entre eles um relógio com teclas (foto acima) que nunca foi lançado.

A tecnologia de 30 anos atrás não permitia telas sensíveis ao toque, então a ideia foi criar o dispositivo com 12 botões, para números de 0 a 9, asterisco e sustenido (#). O relógio, rejeitado por Steve Jobs, viria acompanhado de um headset que incluía microfone e fone de ouvido.

Outro protótipo revelado no livro é um conceito de computador portátil (para a época) no formato de uma maleta, que se desdobrava em monitor, teclado, telefone e impressora. Tanto o computador quanto o relógio seguiam o design "Branca de Neve", utilizado pela Apple nas décadas de 80 e 90.

Reprodução
Esslinger deixou a Apple para acompanhar Steve Jobs quando este foi demitido da empresa que criou e fundou a NeXT, em 1985. Onze anos depois, no retorno de Jobs à Apple, o designer decidiu montar sua própria empresa, a Frog, à qual se dedica até hoje. Seu livro com imagens e explicações sobre o desenho dos produtos durante o tempo que passou na Apple pode ser comprado neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário